Publication
O modelo de barras como uma representação pictórica de apoio à resolução de problemas no 1.º ciclo do ensino básico
dc.contributor.author | Barbosa, Elisabete | |
dc.contributor.author | Marques, Elsa | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Leonor | |
dc.contributor.author | Pereira Santos, Carlos | |
dc.contributor.author | Teixeira, Ricardo Cunha | |
dc.date.accessioned | 2024-05-06T10:13:05Z | |
dc.date.available | 2024-05-06T10:13:05Z | |
dc.date.issued | 2021-12-21 | |
dc.description.abstract | O modelo de barras é uma marca do conhecido método de Singapura, que tem sido amplamente aplicada em muitos países. Neste artigo, procura-se explicitar o potencial didático do modelo de barras na promoção da compreensão de conceitos e procedimentos fundamentais da Matemática Elementar, no contexto da resolução de problemas aritméticos, ou seja, de problemas que se baseiam nas quatro operações aritméticas. Através da construção de um esquema de barras, os alunos podem representar, por intermédio de um registo pictórico, as quantidades conhecidas e desconhecidas e perceber as relações entre essas quantidades, de modo a ganhar uma melhor compreensão do problema, o que estimula o desenvolvimento do raciocínio matemático e a destreza na resolução de problemas. Apresenta-se, ao longo do artigo, uma sequência de aprendizagem do modelo de barras, com progressivo aumento do grau de dificuldade ao longo do 1.º Ciclo do Ensino Básico. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Barbosa, E., Marques, E., Rodrigues, M. L., Santos, C. P., & Teixeira, R. C. (2021). "O modelo de barras como uma representação pictórica de apoio à resolução de problemas no 1.º ciclo do ensino básico", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 17, 5-49. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/7018 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Associação Ludus | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Modelo de Barras | pt_PT |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_PT |
dc.subject | Método de Singapura | pt_PT |
dc.title | O modelo de barras como uma representação pictórica de apoio à resolução de problemas no 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 49 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 5 | pt_PT |
oaire.citation.title | Jornal das Primeiras Matemáticas | pt_PT |
oaire.citation.volume | 17 | pt_PT |
person.familyName | Barbosa | |
person.familyName | Montenegro Marques | |
person.familyName | DE LIMA GUERREIRO DE BETTENCOURT RODRIGUES | |
person.familyName | Pereira Santos | |
person.familyName | Emanuel Cunha Teixeira | |
person.givenName | Elisabete | |
person.givenName | Elsa | |
person.givenName | MARIA LEONOR | |
person.givenName | Carlos | |
person.givenName | Ricardo | |
person.identifier.ciencia-id | 0E1F-BC34-7F43 | |
person.identifier.ciencia-id | 1D17-ABD3-A580 | |
person.identifier.ciencia-id | 7017-436A-3CFF | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8818-5393 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9213-4476 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3166-7655 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7283-6403 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | aa9aaab0-15c5-4849-878f-8050a1aa9a4b | |
relation.isAuthorOfPublication | 929dc83c-57a3-4cc4-9e21-a3cac4a85771 | |
relation.isAuthorOfPublication | b73030e7-8c18-4baf-b2e4-05c260285d98 | |
relation.isAuthorOfPublication | f67a529c-d041-487a-b572-0987ab185072 | |
relation.isAuthorOfPublication | 879c0b4d-b4cd-4c83-b7b3-149f212a0a6c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | aa9aaab0-15c5-4849-878f-8050a1aa9a4b |