Repository logo
 
Publication

O modelo de barras como uma representação pictórica de apoio à resolução de problemas no 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorBarbosa, Elisabete
dc.contributor.authorMarques, Elsa
dc.contributor.authorRodrigues, Leonor
dc.contributor.authorPereira Santos, Carlos
dc.contributor.authorTeixeira, Ricardo Cunha
dc.date.accessioned2024-05-06T10:13:05Z
dc.date.available2024-05-06T10:13:05Z
dc.date.issued2021-12-21
dc.description.abstractO modelo de barras é uma marca do conhecido método de Singapura, que tem sido amplamente aplicada em muitos países. Neste artigo, procura-se explicitar o potencial didático do modelo de barras na promoção da compreensão de conceitos e procedimentos fundamentais da Matemática Elementar, no contexto da resolução de problemas aritméticos, ou seja, de problemas que se baseiam nas quatro operações aritméticas. Através da construção de um esquema de barras, os alunos podem representar, por intermédio de um registo pictórico, as quantidades conhecidas e desconhecidas e perceber as relações entre essas quantidades, de modo a ganhar uma melhor compreensão do problema, o que estimula o desenvolvimento do raciocínio matemático e a destreza na resolução de problemas. Apresenta-se, ao longo do artigo, uma sequência de aprendizagem do modelo de barras, com progressivo aumento do grau de dificuldade ao longo do 1.º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBarbosa, E., Marques, E., Rodrigues, M. L., Santos, C. P., & Teixeira, R. C. (2021). "O modelo de barras como uma representação pictórica de apoio à resolução de problemas no 1.º ciclo do ensino básico", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 17, 5-49.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/7018
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Luduspt_PT
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectModelo de Barraspt_PT
dc.subjectResolução de Problemaspt_PT
dc.subjectMétodo de Singapurapt_PT
dc.titleO modelo de barras como uma representação pictórica de apoio à resolução de problemas no 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage49pt_PT
oaire.citation.startPage5pt_PT
oaire.citation.titleJornal das Primeiras Matemáticaspt_PT
oaire.citation.volume17pt_PT
person.familyNameBarbosa
person.familyNameMontenegro Marques
person.familyNameDE LIMA GUERREIRO DE BETTENCOURT RODRIGUES
person.familyNamePereira Santos
person.familyNameEmanuel Cunha Teixeira
person.givenNameElisabete
person.givenNameElsa
person.givenNameMARIA LEONOR
person.givenNameCarlos
person.givenNameRicardo
person.identifier.ciencia-id0E1F-BC34-7F43
person.identifier.ciencia-id1D17-ABD3-A580
person.identifier.ciencia-id7017-436A-3CFF
person.identifier.orcid0000-0001-8818-5393
person.identifier.orcid0000-0001-9213-4476
person.identifier.orcid0000-0002-3166-7655
person.identifier.orcid0000-0001-7283-6403
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationaa9aaab0-15c5-4849-878f-8050a1aa9a4b
relation.isAuthorOfPublication929dc83c-57a3-4cc4-9e21-a3cac4a85771
relation.isAuthorOfPublicationb73030e7-8c18-4baf-b2e4-05c260285d98
relation.isAuthorOfPublicationf67a529c-d041-487a-b572-0987ab185072
relation.isAuthorOfPublication879c0b4d-b4cd-4c83-b7b3-149f212a0a6c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaa9aaab0-15c5-4849-878f-8050a1aa9a4b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Teixeira_Barras_5_49(17_2021)_high.pdf
Size:
7.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: