Publication
Envolvimento dos Alunos no Ensino Superior : Um estudo com a escala «Envolvimento dos alunos na escola: Uma escala quadridimensional» (EAE-E4D)
dc.contributor.author | Fernandes, Hélder Rego | |
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Silva, Osvaldo | |
dc.contributor.author | Veiga, Feliciano Henriques | |
dc.date.accessioned | 2017-04-10T10:04:17Z | |
dc.date.available | 2017-04-10T10:04:17Z | |
dc.date.issued | 2016-12 | |
dc.description | II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 11, 12 e 13 de julho de 2016. Congresso organizado na sequência do "Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - "Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção" financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). | pt_PT |
dc.description.abstract | ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: O envolvimento dos alunos na escola é um fator protetor do sucesso académico e de comportamentos distónicos nos ensinos básico e secundário. Evidenciado este papel protetor, a extensão ao ensino superior afigura-se importante, atendendo às metas da estratégia 2020 para a educação, especialmente a de aumentar a percentagem da população que ingressa e conclui este nível de ensino. OBJETIVOS: Indagar se a escala “Envolvimento dos alunos na escola: uma escala quadridimensional” (EAE-E4D), desenvolvida por Veiga (2013) para alunos entre o 6.º e 12.º ano, poderia ser utilizada, também, no ensino superior. METODOLOGIA: Estudos preliminares das propriedades psicométricas da EAE-E4D foram realizados com 161 estudantes dos 3 anos do curso de licenciatura (90 raparigas e 71 rapazes). RESULTADOS: A avaliação da consistência interna dos itens da EAE-E4D foi efetuada com recurso ao coeficente de Alpha de Cronbach, tendo-se obtido o valor de 0.797. Nos estudos sobre a validade, recorreu-se à análise fatorial em componentes principais, com rotação varimax. Os resultados replicaram a estrutura original da escala em quatro dimensões do envolvimento, com valores de coeficiente Alpha de Cronbach bastante aceitáveis. A variância total explicada por esses fatores foi de 60.94. Os resultados da EAE-E4D foram relacionados com o rendimento académico, verificando-se a existência de correlações positivas e significativas com as dimensões agenciativa e cognitiva, e com o total da escala. CONCLUSÃO: É necessário prosseguir os estudos, mas estes primeiros resultados indiciam que o instrumento revela qualidades satisfatórias para ser usado no ensino superior e, assim, contribuir para a compreensão de vivências associadas ao ingresso no ensino superior. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Fernandes, H., Caldeira, S. N., Silva, O., & Veiga, F. (2016). "Envolvimento dos Alunos no Ensino Superior: Um estudo com a escala «Envolvimento dos alunos na escola: Uma escala quadridimensional» (EAE-E4D)". In Feliciano H. Veiga (coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, (pp. 47-61). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-34-2. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-34-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4077 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento dos Estudantes | pt_PT |
dc.subject | Escala de Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Propriedades Psicométricas | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.title | Envolvimento dos Alunos no Ensino Superior : Um estudo com a escala «Envolvimento dos alunos na escola: Uma escala quadridimensional» (EAE-E4D) | pt_PT |
dc.title.alternative | Students Engagement in Higher Education : A study with the (EAE 4D) | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 61 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 47 | pt_PT |
oaire.citation.title | Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |