Repository logo
 
Publication

Envolvimento dos Alunos no Ensino Superior : Um estudo com a escala «Envolvimento dos alunos na escola: Uma escala quadridimensional» (EAE-E4D)

dc.contributor.authorFernandes, Hélder Rego
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorSilva, Osvaldo
dc.contributor.authorVeiga, Feliciano Henriques
dc.date.accessioned2017-04-10T10:04:17Z
dc.date.available2017-04-10T10:04:17Z
dc.date.issued2016-12
dc.descriptionII Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 11, 12 e 13 de julho de 2016. Congresso organizado na sequência do "Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - "Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção" financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).pt_PT
dc.description.abstractENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: O envolvimento dos alunos na escola é um fator protetor do sucesso académico e de comportamentos distónicos nos ensinos básico e secundário. Evidenciado este papel protetor, a extensão ao ensino superior afigura-se importante, atendendo às metas da estratégia 2020 para a educação, especialmente a de aumentar a percentagem da população que ingressa e conclui este nível de ensino. OBJETIVOS: Indagar se a escala “Envolvimento dos alunos na escola: uma escala quadridimensional” (EAE-E4D), desenvolvida por Veiga (2013) para alunos entre o 6.º e 12.º ano, poderia ser utilizada, também, no ensino superior. METODOLOGIA: Estudos preliminares das propriedades psicométricas da EAE-E4D foram realizados com 161 estudantes dos 3 anos do curso de licenciatura (90 raparigas e 71 rapazes). RESULTADOS: A avaliação da consistência interna dos itens da EAE-E4D foi efetuada com recurso ao coeficente de Alpha de Cronbach, tendo-se obtido o valor de 0.797. Nos estudos sobre a validade, recorreu-se à análise fatorial em componentes principais, com rotação varimax. Os resultados replicaram a estrutura original da escala em quatro dimensões do envolvimento, com valores de coeficiente Alpha de Cronbach bastante aceitáveis. A variância total explicada por esses fatores foi de 60.94. Os resultados da EAE-E4D foram relacionados com o rendimento académico, verificando-se a existência de correlações positivas e significativas com as dimensões agenciativa e cognitiva, e com o total da escala. CONCLUSÃO: É necessário prosseguir os estudos, mas estes primeiros resultados indiciam que o instrumento revela qualidades satisfatórias para ser usado no ensino superior e, assim, contribuir para a compreensão de vivências associadas ao ingresso no ensino superior.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFernandes, H., Caldeira, S. N., Silva, O., & Veiga, F. (2016). "Envolvimento dos Alunos no Ensino Superior: Um estudo com a escala «Envolvimento dos alunos na escola: Uma escala quadridimensional» (EAE-E4D)". In Feliciano H. Veiga (coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, (pp. 47-61). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-34-2.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8753-34-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4077
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação, Universidade de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnvolvimento dos Estudantespt_PT
dc.subjectEscala de Avaliaçãopt_PT
dc.subjectPropriedades Psicométricaspt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.titleEnvolvimento dos Alunos no Ensino Superior : Um estudo com a escala «Envolvimento dos alunos na escola: Uma escala quadridimensional» (EAE-E4D)pt_PT
dc.title.alternativeStudents Engagement in Higher Education : A study with the (EAE 4D)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto de Educação, Universidade de Lisboapt_PT
oaire.citation.endPage61pt_PT
oaire.citation.startPage47pt_PT
oaire.citation.titleEnvolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académicopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ebook_artigo 1.pdf
Size:
976.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: