Repository logo
 
Publication

Competências sociais e emocionais na infância: a raiva : estudo realizado em escolas do primeiro ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra
dc.contributor.authorMoniz, Ana Lúcia Martins
dc.date.accessioned2015-11-13T13:34:16Z
dc.date.available2015-11-13T13:34:16Z
dc.date.issued2015-10-13
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 13 de Outubro de 2015, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstract[...]. O presente estudo ambicionou conhecer como 220 crianças do 3.º ano do ensino básico de escolas dos concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande, em S. Miguel (Açores), manifestam, em termos cognitivos e comportamentais, a “raiva”, e como se articula esta manifestação de acordo com aspetos sociais ou e demográficos. O estudo pretendeu compreender as implicações que tais competências assumem ao nível do desenvolvimento do indivíduo, projetando, ao mesmo tempo, um conjunto de estratégias que permitam lidar com esta emoção e possibilitar um maior ajustamento da criança ao seu meio, particularmente através de uma sessão sobre a raiva, integrada no programa mais vasto Vamos sentir com o Necas, a qual é também avaliada durante o presente trabalho. Pretendeu-se, igualmente, perceber a relação existente entre os índices de raiva e outras variáveis sócio-emocionais, tais como a vergonha, o auto-criticismo ou a agressividade. [...].pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: [...]. This study aspired to know how 220 children of the 3rd year of primary schools from the municipalities of Ponta Delgada and Ribeira Grande, in S. Miguel (Azores), manifest in cognitive and behavioral terms, the "anger", and how this manifestation articulates according to social and demographic aspects. The study sought to understand the implications that such skills have upon the individual development level, projecting, at the same time, a set of strategies that will allow dealing with this emotion and enable further adjustment of the child to her environment, particularly through a session on anger, included in the larger program Let's feel with Necas (Vamos sentir com o Necas), which is also evaluated during this study. It was also intended to understand the relationship between anger rates and other socio-emotional variables, such as shame, self-criticism or aggression. [...].en
dc.identifier.citationMoniz, Ana Lúcia Martins. "Competências sociais e emocionais na infância: a raiva: estudo realizado em escolas do primeiro ciclo do ensino básico". 2015. 156 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.pt_PT
dc.identifier.tid201486067pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3511
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_PT
dc.subjectEmoçãopt_PT
dc.subjectInteligência Emocionalpt_PT
dc.subjectRaivapt_PT
dc.subjectAngeren
dc.subjectChilden
dc.subjectChild Developmenten
dc.subjectEmotionen
dc.subjectEmotional Intelligenceen
dc.titleCompetências sociais e emocionais na infância: a raiva : estudo realizado em escolas do primeiro ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitáriospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoAnaLuciaMartinsMoniz2015.pdf
Size:
1.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: