Repository logo
 
Publication

Re…pensar o ensino da Matemática : Dinâmicas de promoção do sucesso escolar

dc.contributor.authorTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha
dc.date.accessioned2016-08-25T11:26:27Z
dc.date.available2016-08-25T11:26:27Z
dc.date.issued2016-07-15
dc.description.abstractDecorre desde o início setembro de 2015 uma oficina de formação, intitulada “Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico”, uma parceria entre a Universidade dos Açores e a Secretaria Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores, no contexto do programa ProSucesso – Açores pela Educação. Nesta oficina participam os cerca de 50 professores DA (professores qualificados na deteção, caracterização e resolução de dificuldades de aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico), provenientes de todas as unidades orgânicas da Região que ministram o 1.º Ciclo, cuja ação tem incidido no corrente ano letivo na superação de dificuldades a Matemática no 1.º ano de escolaridade, em estreita cooperação com os professores titulares. A ação do professor DA tem por base estudos provenientes das neurociências cognitivas, que explicam como o nosso cérebro aprende Matemática, e alguns casos de sucesso do ensino da Matemática no Mundo, como é o exemplo da Finlândia, com um sistema de apoio de características similares, e de Singapura, que nos apresenta centenas de pequenos pormenores de ordem científica e didática amplamente testados em vários países. Um objetivo fundamental do Projeto Prof DA, no contexto do ensino da Matemática, centra-se na promoção de aprendizagens mais significativas, estimulando o cálculo mental, o raciocínio matemático e a resolução de problemas. Não se pode gostar daquilo que não se compreende. Daí que as estratégias promovidas visem uma compreensão profunda da matemática elementar. (...) Das várias iniciativas organizadas pelo grupo de 50 professores DA da Região, destaca-se o evento “Re...pensar o ensino da Matemática: Dinâmicas de promoção do sucesso escolar”, que se realizou entre 4 e 6 de julho, na EBS de Vila Franca do Campo. (...)pt_PT
dc.identifier.citationTeixeira, Ricardo C. (2016). "Re…pensar o ensino da Matemática: Dinâmicas de promoção do sucesso escolar", «Tribuna das Ilhas», 15 de julho de 2016: p. 9.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3847
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherIAIC - Informação, Animação e Intercâmbio Culturalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://tribunadasilhas.pt/index.php/opiniao/item/11967-re-pensar-o-ensino-da-matematica-dinamicas-de-promocao-do-sucesso-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_PT
dc.subjectMatemática Passo a Passopt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectMétodo de Singapurapt_PT
dc.titleRe…pensar o ensino da Matemática : Dinâmicas de promoção do sucesso escolarpt_PT
dc.typeperiodical
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceHorta (Faial)pt_PT
oaire.citation.endPage9pt_PT
oaire.citation.startPage9pt_PT
oaire.citation.titleTribuna das Ilhaspt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typecontributionToPeriodicalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ricardo C Teixeira A93.pdf
Size:
370.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: