Repository logo
 
Publication

Ser Professor universitário na era digital e da inteligência artificial

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorSilva, Osvaldo
dc.date.accessioned2025-11-24T10:38:54Z
dc.date.available2025-11-24T10:38:54Z
dc.date.issued2025-06-26
dc.description.abstractVivemos numa era marcada por avanços tecnológicos vertiginosos, que transformam continuamente a forma como as novas gerações se relacionam entre si e com a sociedade. Tudo parece estar a apenas um clique de distância, e temos a sensação de que podemos saber tudo o que desejamos em questão de segundos. O mundo assemelha-se a uma aldeia global, onde estamos a par de tudo e quase nada parece surpreender-nos. O acesso à informação tornou-se instantâneo, rápido e desprovido de esforço, o que alimenta a crença de que controlamos e moldamos o mundo conforme os nossos próprios caprichos. Esse "bichinho digital" está especialmente enraizado entre os mais jovens, e a pandemia de Covid-19 contribuiu significativamente para a propagação e intensificação dessa verdadeira overdose tecnológica. A dependência dos meios digitais é profunda, e os jovens estão hiperconectados ao seu “próprio mundo”, tornando-se extremamente difícil encontrar eventos ou atividades que consigam captar a sua atenção fora desse contexto. As transformações trazidas pela era digital e pela inteligência artificial já afetam, em larga escala, os estudantes que ingressaram no ensino superior nos últimos dois anos. Constata-se que esses alunos facilmente perdem a atenção e o foco durante as aulas, deixando os professores surpreendidos e, por vezes, alarmados com a aparente falta de interesse e de envolvimento nas aprendizagens. O professor interroga-se e questiona o seu papel perante essa mudança brusca, que ocorre de forma vertiginosa, independentemente do tema em discussão na sala de aula. A curiosidade e o espanto, outrora característicos do estudante no processo de descoberta do conhecimento, deram lugar a uma atitude de indiferença. Parece que nada os surpreende: sentem-se familiarizados com todos os assuntos, como se já tivessem ouvido falar de tudo e dominassem tudo.por
dc.identifier.citationSILVA, Osvaldo. (2025). Ser Professor universitário na era digital e da inteligência artificial. «Correio dos Açores: matemática», 26 junho de 2025, p. 15.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/8739
dc.language.isopor
dc.peerreviewedno
dc.publisherGráfica açoreana,.Lda
dc.rights.uriN/A
dc.titleSer Professor universitário na era digital e da inteligência artificialpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage15
oaire.citation.startPage15
oaire.citation.titleCorreio dos açores
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CA_página15_26.06.2025_Osvaldo.Silva.pdf
Size:
1.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: