Repository logo
 
Publication

Assertividade em adolescentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário : um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorTavares, Marta Januário
dc.date.accessioned2016-05-17T14:45:22Z
dc.date.available2016-05-17T14:45:22Z
dc.date.issued2016-03-02
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Educativos, 2 de Março de 2016, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstractA assertividade, enquanto competência social, corresponde a um conjunto de respostas despoletadas por situações sociais e contextuais, fazendo com que o sujeito tenha uma atitude de respeito por si mesmo e pelo outro. Em contexto escolar, a assertividade possibilita aos jovens a criação de relações apoiadas na cooperação, respeito e negociação, contribuindo para uma resolução positiva dos problemas que surgem. Através da literatura verifica-se a inexistência de um instrumento de avaliação da assertividade em contexto escolar. Visto a assertividade atuar como fator de proteção para os conflitos entre pares, ansiedade social, ansiedade face aos testes, comportamentos disruptivos e insucesso escolar, torna-se pertinente a existência de uma escala de avaliação de assertividade para o meio escolar, de forma a possibilitar o trabalho destas problemáticas por parte dos técnicos. O presente trabalho procurou dar um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação da assertividade passível de ser utilizado em contexto educativo escolar, mais precisamente, a Escala de Atitudes Assertivas em Contexto Escolar (EAACE) construída por Nunes (2011). Em relação ao estudo inicial, foram replicados procedimentos sobre a dimensionalidade, a fidelidade e a validade da EAACE. [...].pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The assertiveness as a social competence is a set of responses triggered by social and contextual situations, making the subject has an attitude of respect for himself and for the others. In schools assertiveness allows the creation of relations based on cooperation, respect and negotiation, contributing to a positive resolution of the problems that arise. Through the literature there is the assertion of the existence of a review tool in schools. Since assertiveness act as a protective factor for conflicts between peers, social anxiety, anxiety towards tests, disruptive behavior and academic failure, it becomes relevant the existence of assertiveness assessment scale to the school environment in order to facilitate the work of these issues by the technicians. This study found to contribute to the development of an assertiveness assessment instrument to be used in school education context, more precisely, the Assertive Attitude Scale School Context (EAACE) built by Nunes (2011). In the initial study procedures were replicated on the dimensionality, fidelity and validity of EAACE. [...].en
dc.identifier.citationTavares, Marta Januário. "Assertividade em adolescentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário: um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação". 2016. 93 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Educativos). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/3777>.pt_PT
dc.identifier.tid201179407pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3777
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAssertividadept_PT
dc.subjectAvaliação Escolarpt_PT
dc.subjectCompetência Socialpt_PT
dc.subjectContexto Escolarpt_PT
dc.subjectEducação Escolarpt_PT
dc.subjectAssertivenessen
dc.subjectAssessment Toolsen
dc.subjectSchool Contexten
dc.subjectSocial Skillsen
dc.titleAssertividade em adolescentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário : um contributo para o desenvolvimento de um instrumento de avaliaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoMartaJanuarioTavares2016.pdf
Size:
2.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: