Repository logo
 
Publication

The influence of teenagers on Family's Vacation Choice

dc.contributor.authorTiago, Maria Teresa Borges
dc.contributor.authorTiago, Flávio Borges
dc.date.accessioned2014-04-17T11:47:26Z
dc.date.available2014-04-17T11:47:26Z
dc.date.issued2013
dc.date.updated2013-12-04T12:45:07Z
dc.description.abstractA interação e influência das crianças e dos adultos nos processos de decisão de compra familiares têm sido alvo de inúmeros trabalhos académicos. As evidências empíricas apontam para uma decisão partilhada, quer na fase de reconhecimento do problema, quer nas últimas etapas do processo de decisão. Neste artigo a tónica é colocada na influência e nas táticas negociais empregues pelos adolescentes nesse processo familiar, que não tem sido alvo de grande atenção, apesar da reconhecida importância deste segmento, tanto pelos investigadores como pelas empresas. Assim, procura-se com este trabalho aferir as perceções e as táticas empregues pelos adolescentes e pelos seus progenitores com relação a dois tipos de produtos: viagens de lazer e cereais para pequenos-almoços. A escolha de dois tipos de produtos com tipologias e complexidade diferente permite retirar ilações quanto aos padrões empregues e à influência das caraterísticas demográficas no comportamento familiar de decisão de compra.por
dc.description.abstractABSTRACT: Family decision-making research has frequently examined the roles of adults and children on purchase decisions. Empirical results show a propensity toward a joint decision process in problem recognition and the final decision stages. This article argues that teenagers’ influence on a family’ buying decisions suffers from a certain conceptual and definitional ambiguity, and oversimplification regarding the different modes of influence. Nevertheless, there is a consensus in business and academia that kids in general have an increasing influence in the decision making process of families. Thus, the objectives of this research are to measure teenagers’ and parents' perceptions regarding tactics used by both, especially pester power, in the context of the decision-making process for a family’s travelling choice and for breakfast cereals. The research aims to assess the differences driven by demographic characteristics.en
dc.identifier.citationTiago, Maria T. B.; Tiago, Flávio G. B. (2013). "The influence of teenagers on Family's Vacation Choice", Tourism & Management Studies, 9(1), 28-34. ISSN: 2182-8458.en
dc.identifier.issn2182-8458
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2966
dc.language.isoengpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarvepor
dc.relation.publisherversionhttp://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/543/911por
dc.subjectTeenagersen
dc.subjectFamily Decision-Makingen
dc.subjectVacationsen
dc.subjectTourismen
dc.subjectProcesso de Decisão de Comprapor
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectViagem de Lazerpor
dc.subjectTurismopor
dc.titleThe influence of teenagers on Family's Vacation Choiceen
dc.title.alternativeA influência dos adolescentes no processo de compra de viagens de lazerpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaropor
oaire.citation.endPage34por
oaire.citation.issue(1)por
oaire.citation.startPage28por
oaire.citation.titleTourism & Management Studiesen
oaire.citation.volume9por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tiago&Tiago 2013.pdf
Size:
654.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: