Repository logo
 
Publication

O Património Cultural nos Manuais Escolares do Estado Novo: O discurso patrimonial como meio educacional de propagação ideológica

datacite.subject.fosHumanidades::História e Arqueologia
dc.contributor.advisorAlbergaria, Maria Isabel Whitton Terra Soares de
dc.contributor.advisorMedeiros, Pilar Sousa Lima Damião de
dc.contributor.authorPuga, Cristina Maria de Magalhães Machado
dc.date.accessioned2025-12-16T14:02:46Z
dc.date.available2025-12-16T14:02:46Z
dc.date.issued2025-07-08
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Património, Museologia e Desenvolvimento, 08 de julho de 2025, Universidade dos Açores.
dc.description.abstractEsta dissertação analisa a utilização do património cultural como instrumento de disseminação ideológica nos manuais escolares do Estado Novo. Durante o regime ditatorial em Portugal, estes materiais pedagógicos foram meticulosamente elaborados para transmitir e consolidar os valores e diretrizes do governo, assegurando que todas as crianças recebessem uma formação uniforme e controlada pelo regime. Os livros únicos desempenharam um papel central nesse processo, sendo os únicos suportes didáticos autorizados nas escolas. Através destes livros, procurava-se influenciar a mentalidade dos jovens, incutindo-lhes uma perspetiva específica da história, da cultura e da sociedade portuguesa. O património cultural foi explorado de forma estratégica, selecionando-se monumentos, tradições e figuras históricas visando legitimar a identidade nacional e fortalecer a ideologia do regime. A narrativa patrimonial nos manuais escolares transcendia a mera transmissão de conhecimento académico, promovendo um sentimento de identidade coletiva alinhada com os interesses do Estado Novo. Esta investigação analisa a iconografia do património cultural nos manuais escolares, com o intuito de desvendar os mecanismos de controlo e influência implementados pelo regime na educação, bem como os impactos dessa estratégia na formação das gerações que cresceram nesse período. Para tal, estudamos as ilustrações apresentadas nos livros únicos da primeira, segunda, terceira e quarta classes, estabelecendo uma categorização fundamentada teoricamente, para compreender de que forma a construção social foi moldada pelo discurso patrimonial. O estudo visa aprofundar a compreensão das técnicas de manipulação impostas pelo Estado Novo e os seus reflexos na formação da identidade nacional e social dos portugueses.por
dc.description.abstractABSTRACT: This dissertation analyzes the use of cultural heritage as an instrument for ideological dissemination in the school textbooks of the Estado Novo regime in Portugal. During the dictatorial regime, these pedagogical materials were meticulously crafted to transmit and consolidate the values and guidelines of the government, ensuring that all children receive a uniform and controlled education by the regime. The single textbooks played a central role in this process, being the only authorized educational materials in schools. Through these books, the regime sought to influence the mindset of young people, instilling in them a specific perspective on Portuguese history, culture, and society. Cultural heritage was strategically exploited by selecting monuments, traditions, and historical figures to legitimize national identity and strengthen the regime's ideology. The patrimonial narrative in school textbooks transcended mere academic knowledge transmission, promoting a sense of collective identity aligned with the interests of the Estado Novo. This investigation analyzes the iconography of cultural heritage in school textbooks, aiming to unveil the mechanisms of control and influence implemented by the regime in education, as well as the impacts of this strategy on the formation of generations who grew up during this period. To this end, we study the illustrations presented in the single textbooks for the first, second, third, and fourth grades, establishing a theoretically grounded categorization to understand how social construction was shaped. by the patrimonial discourse. The study aims to deepen the understanding of the manipulation techniques imposed by the Estado Novo and their reflections on the formation of Portuguese national and social identity.eng
dc.identifier.citationPUGA, Cristina Maria de Magalhães Machado. (2025). "O Património Cultural nos Manuais Escolares do Estado Novo: O discurso patrimonial como meio educacional de propagação ideológica". Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2025, 174 p. Dissertação de Mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8756
dc.identifier.tid204024099
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/8756
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectPatrimónio Cultural
dc.subjectEstado Novo
dc.subjectManuais Escolares
dc.subjectDiscurso Ideológico
dc.subjectIconografia
dc.titleO Património Cultural nos Manuais Escolares do Estado Novo: O discurso patrimonial como meio educacional de propagação ideológicapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestrado_Cristina Maria M.M. Puga.pdf
Size:
14.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: