Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Personalidade de marca : pesquisa geo-localizada a conteúdos publicados em motores de pesquisa online no destino Açores

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Com o progresso tecnológico a impulsionar o constante crescimento do Turismo, e consequente desenvolvimento da competitividade entre destinos, para um qualquer destino turístico torna-se hoje imperativo conhecer a sua personalidade de marca publicada através dos principais canais de comunicação online. Numa indústria em que a relação entre Expectativa e Experiência é cada vez mais determinante, conhecer os atributos de personalidade de marca comunicados exatamente na forma em que é disponibilizada ao potencial visitante, distante geograficamente, pode fornecer informações cruciais ao planeamento de estratégias para influenciar favoravelmente o desenvolvimento de uma imagem e posicionamento desejados. Esta investigação, por natureza exploratória, através de análise de conteúdos identifica, especificamente para o mercado norte-americano: os comportamentos na pesquisa por informação online acerca do arquipélago das Ilhas dos Açores como destino turístico para férias; a personalidade de marca transmitida pelos websites imediatamente disponibilizados no mais frequentemente utilizado motor de pesquisa online; e, diferenças entre websites com interesses de natureza distinta pela promoção do destino.
ABSTRACT: With the technological advances empowering the constant growth of Tourism, destination competitiveness increases, and for any tourism destination it becomes imperative to acknowledge the brand personality published 24/7 by the main online communication channels. In the Tourism industry, where the balance between Expectation and Experience becomes increasingly determinant, to be aware of the brand’s personality attributes as they are communicated at a geographic distance to the potential visitor, can provide crucial information to strategic planning towards a favourable influence on the development of a desired image and positioning. This research, exploratory by nature, by using content analysis identifies, specifically for the North American market: the behaviour when searching online for information related to the archipelago of the Azores Islands as tourism destination for holidays; the brand personality transmitted by the websites immediately listed on the main online search engine; and, differences between websites with distinct interests regarding destination promotion.

Description

Dissertação de Mestrado, Gestão do Turismo Internacional, 3 de Fevereiro de 2017, Universidade dos Açores.

Keywords

Internet Marca Comercial Marketing Electrónico Turismo Açores Destination Brand Tourism Marketing Azores Archipelago

Pedagogical Context

Citation

Sousa, Filipe José Algarvio. "Personalidade de marca: pesquisa geo-localizada a conteúdos publicados em motores de pesquisa online no destino Açores". 2017. 59 p.. (Dissertação de Mestrado em Gestão do Turismo Internacional). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2016. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4103>.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue