Repository logo
 
Publication

Estereótipos nacionais nos manuais escolares de Inglês do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorPereira, José Carlos
dc.contributor.advisorGil, Ana Cristina Correia
dc.contributor.authorMoniz, Mariana Melo
dc.date.accessioned2025-10-31T11:17:46Z
dc.date.available2025-10-31T11:17:46Z
dc.date.issued2025-03-19
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Ensino de Português e Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 19 de março de 2025, Universidade dos Açores.
dc.description.abstractO presente estudo foca-se na importância da educação em contextos culturais e nacionais, destacando a necessidade de combater estereótipos, especialmente num cenário caracterizado por uma crescente globalização, fluxos migratórios reforçados e uma interligação constante proporcionada pela internet. Estes fatores colocam a educação num plano crucial para a formação de cidadãos que compreendem a diversidade cultural, e são essenciais para a criação de comunidades inclusivas e tolerantes. O relatório aborda de que forma a educação pode ser uma ferramenta eficaz para promover a aceitação das diferenças e prevenir preconceitos culturais e nacionais, ao salientar algumas problemáticas que podem estar a dificultar esse tipo de ensino, como as representações presentes nos manuais escolares de inglês. O principal objetivo deste trabalho é investigar a presença de estereótipos nos manuais escolares de inglês, analisando de que forma estes materiais didáticos podem reforçar visões preconceituosas. Além disso, procura-se compreender como os professores percebem e lidam com estes estereótipos no seu processo de ensino, analisando até que ponto estão conscientes da sua presença nos manuais e de como isso pode afetar o desenvolvimento dos alunos. A investigação adota uma abordagem mista, recorrendo ao método quantitativo para analisar a perceção dos docentes sobre os estereótipos presentes nos manuais escolares e ao método qualitativo para examinar o conteúdo dos próprios manuais. O relatório é divido em três capítulos, sendo o primeiro dedicado ao enquadramento teórico, o segundo ao desenvolvimento e aplicação das técnicas de investigação e o terceiro dedicado a apresentar as intervenções pedagógicas realizadas na escola durante os Estágios I e II, destacando os resultados alcançados e o impacto no processo de ensino-aprendizagem.por
dc.description.abstractABSTRACT: The present study focuses on the importance of education in cultural and national contexts, highlighting the need to battle stereotypes, especially in a context characterized by increasing globalization, intensified migratory flows and constant interconnection facilitated by the internet. These factors place education in a crucial position for the development of citizens who understand and respect cultural diversity and are essential for creating inclusive and tolerant communities. The report examines how education can be an effective tool for promoting the acceptance of differences and preventing cultural and national prejudices, while also addressing certain issues that may hinder this type of teaching, such as the representations found in English school textbooks. The main objective of this work is to investigate the presence of stereotypes in English textbooks, analyzing how these educational materials may reinforce prejudiced views. Furthermore, it seeks to understand how teachers perceive and deal with these stereotypes in their teaching, assessing the extent to which they are aware of their presence in the textbooks and how this may affect students’ development. The research adopts a mixed-methods approach, using quantitative methods to analyze teachers’ perceptions of the stereotypes present in school textbooks and qualitative methods to examine the content of the textbooks themselves. The report is divided into three chapters: the first is dedicated to theoretical framework; the second to the development and application of research techniques; and the third to presenting the pedagogical interventions carried out in the school during the internships I and II, highlighting the results achieved and their impact on the teaching-learning process. Keywords: stereotypes, school textbooks, national representations, cultural representations,eng
dc.identifier.citationMoniz, Mariana Melo. (2024). "Estereótipos nacionais nos manuais escolares de Inglês do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário". 102 p. (Dissertação de Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8730
dc.identifier.tid204010632
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/8730
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectestereótipos
dc.subjectmanuais escolares
dc.subjectrepresentações nacionais
dc.subjectrepresentações culturais
dc.subjectinterculturalidade
dc.titleEstereótipos nacionais nos manuais escolares de Inglês do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundáriopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestrado_Mariana Melo Moniz.pdf
Size:
1.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: