Publication
A Implementação do Subprograma Oportunidade i em Rabo de Peixe : A Percepção dos Professores
dc.contributor.author | Condessa, Isabel | |
dc.contributor.author | Vieira, Susana Andreia Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2017-03-22T18:27:39Z | |
dc.date.available | 2017-03-22T18:27:39Z | |
dc.date.issued | 2012-02 | |
dc.description | XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE 2012 "Revisitar os Estudos Curriculares. Onde estamos e para onde vamos?". Lisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2 a 4 de Fevereiro de 2012. | pt_PT |
dc.description.abstract | Esta comunicação centraliza-se numa análise sobre o primeiro ano de implementação de um programa curricular adaptado - Subprograma Oportunidade I (PO I) - na área vocacional das expressões, com reforço disciplinar da educação artística e educação física, numa escola de uma comunidade carenciada da Região Autónoma dos Açores, da Vila de Rabo de Peixe. Partiu-se do pressuposto que este programa de recuperação constituía uma estratégia de intervenção pedagógica inovadora para o ensino no 1º CEB, aspirando contribuir para o sucesso educativo de crianças e jovens que, de outra forma, não conseguiriam completar esse grau de ensino. Realizámos uma abordagem de carácter misto, de natureza quantitativa e qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Primeiramente, através de um questionário indagámos todos os professores que leccionavam este subprograma em 2009/10; posteriormente, aplicámos uma entrevista aos pares pedagógicos com opinião menos favorável ao PO I, sob o intuito de conhecer-se a sua percepção quanto ao impacto deste programa na comunidade escolar em questão. No que concerne, aos resultados do nosso estudo parecem surgir algumas diferenças de opinião por parte dos professores relativamente ao primeiro ano de implementação deste PO I, sobretudo entre os professor mais generalistas, também tutores, e os especialistas, cujas expectativas profissionais parecem ter sido ligeiramente diferentes. Contudo, no seu primeiro ano de implementação os professores consideram que o seu impacto é globalmente favorável para as crianças e jovens da comunidade escolar de Rabo de Peixe, se bem que deva haver um reforço nos recursos – materiais e humanos, que apoiam este projeto. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Condessa, M.I. & Vieira, S.A. (2012). "A Implementação do Subprograma Oportunidade i em Rabo de Peixe : A Percepção dos Professores". In T. Estrela et al. (Eds.), Revisitar os Estudos Curriculares. Onde estamos e para onde vamos? Atas do XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE 2012 (pp.1663-1672), Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE 2012. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-8272-14-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4037 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico (1.º Ciclo) | pt_PT |
dc.subject | Currículo Adaptado | pt_PT |
dc.subject | Intervenção Pedagógica Inovadora | pt_PT |
dc.subject | Ensino pelas Expressões | pt_PT |
dc.title | A Implementação do Subprograma Oportunidade i em Rabo de Peixe : A Percepção dos Professores | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1672 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1663 | pt_PT |
oaire.citation.title | XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE 2012 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |