Publication
Casinha de bonecas : um projeto filosófico
datacite.subject.fos | Humanidades::Filosofia, Ética e Religião | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Magda Costa | |
dc.contributor.advisor | Santos, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Diniz, Daylane Soares | |
dc.date.accessioned | 2022-06-09T12:53:06Z | |
dc.date.available | 2022-06-09T12:53:06Z | |
dc.date.issued | 2022-01-26 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado, Filosofia para Crianças, 26 de janeiro de 2022, Universidade dos Açores. | pt_PT |
dc.description.abstract | A presente dissertação busca unir a Filosofia para Crianças com o projeto “Casinha de Bonecas” da Escola Classe Ipê. Esta escola, localizada em Brasília, Brasil, desenvolve esse projeto através de uma dinâmica que retrata uma pequena cidade onde as crianças são os sujeitos que desempenham as diversas profissões e papéis sociais de uma sociedade. As crianças realizam essa dinâmica e refletem sobre ela na roda de diálogo. Nesse contexto, um dos objetivos do projeto é escutar as crianças. Visando potencializar essa escuta decidimos investigar o projeto e inserir a Filosofia para Crianças em meio as rodas de diálogo, que já são realizadas, com a Comunidade de Investigação Filosófica. Seguindo, então, a linha de trabalho da Comunidade de Investigação Filosófica de Matthew Lipman e Ann Sharp, realizamos sessões filosóficas com as crianças onde elas puderam expressar suas opiniões, pensar, questionar e refletir acerca de muitos aspectos relacionados com as vivências do projeto. Além das influências de Lipman e Sharp, essa pesquisa foi embasada pelas ideias de outros autores como Walter Omar Kohan, David Kennedy e outros estudiosos da área de Filosofia com Crianças. Primeiramente explicamos o projeto “Casinha de Bonecas”, suas potencialidades e fragilidades, como ele se desenvolve e sua relevância para a escola. Depois traçamos momentos relevantes acerca da origem e fundamentos do programa de Filosofia para Crianças e explicamos como essa proposta acontece segundo Lipman e colaboradores do IAPC, explorando, inclusive, algumas críticas ao Programa. Com o objetivo de articular a “Casinha de Bonecas” com a Filosofia, abrindo espaço para a voz das crianças, foram realizadas 10 sessões em Comunidade de Investigação Filosófica após a dinâmica do projeto, aproveitando a existência da roda de diálogo. Nessas sessões, pudemos trabalhar o pensamento original das crianças através de suas concepções e ideias inovadoras que ocasionaram a transformação do projeto. Além disso, e como aspecto trazido para a investigação a partir da prática realizada, o trabalho proporcionou-nos ainda uma autocrítica da nossa prática enquanto facilitadora das sessões filosóficas. A investigação é algo imprevisível que nos permite questionar aspectos antes não questionados o que a torna algo sempre em processo. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This dissertation seeks to unite the Philosophy for Children with the project "Casinha de Bonecas" of the Ipê Class School. This school, located in Brasilia, Brazil, develops this project through a dynamic that portrays a small city where children are the subjects who play the diverse professions and social roles of a society. The children carry out this dynamic and reflect on it in the dialogue wheel. In this context, one of the objectives of the project is to listen to the children. In order to enhance this listening, we decided to investigate the project and insert Philosophy for Children in the midst of the wheels of dialogue that are already carried out with the Community of Philosophical Inquiry. Following the line of work of the Community of Philosophical Inquiry of Matthew Lipman and Ann Sharp, we held philosophical sessions with the children where they were able to express their opinions, think, question and reflect on many aspects related to the project’s experiences. Besides the influences of Lipman and Sharp, this research was based on the ideas of other authors such as Walter Omar Kohan, David Kennedy and other scholars in the area of Philosophy with Children. First we explain the project "Casinha de Bonecas", its potentialities and weaknesses, how it develops and its relevance to school. We then outline relevant moments about the origin and foundations of the Philosophy for Children program and explain how this proposal happens according to Lipman and IAPC collaborators, exploring, including, some criticism of the Program. In order to articulate the "Casinha de Bonecas" with philosophy, opening space for the children’s voice, 10 sessions were held in the Community of Philosophical Inquiry after the dynamics of the project, taking advantage of the existence of the dialogue wheel. In these sessions, we were able to work on the original thinking of the children through their conceptions and innovative ideas that brought about the transformation of the project. Moreover, and as an aspect brought to the investigation from the practice carried out, the work provided us still a self-criticism of our practice as facilitator of the philosophical sessions. The investigation is something unpredictable that allows us to question aspects before not questioned which makes it something always in process. | en |
dc.identifier.citation | Diniz, Daylane Soares. "Casinha de bonecas: um projeto filosófico", 135 p.. Mestrado em Filosofia para Crianças. Ponta Delgada: Universidade dos Açores. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/6337> | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202975533 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/6337 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Matthew Lipman | pt_PT |
dc.subject | Comunidade de Investigação Filosófica | pt_PT |
dc.subject | Filosofia para Crianças | pt_PT |
dc.subject | Infância | pt_PT |
dc.subject | Childhood | en |
dc.subject | Community of Philosophical Inquiry | en |
dc.subject | Philosophy for Children | en |
dc.title | Casinha de bonecas : um projeto filosófico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Filosofia para Crianças | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- DissertMestradoDaylaneSoaresDiniz2022.pdf
- Size:
- 3.91 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format