Repository logo
 
Publication

Aprender é estar quietinho e fazer coisas a sério: perspectivas de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagem

dc.contributor.authorArroz, Ana Margarida Moura
dc.contributor.authorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.contributor.authorSousa, Dulce
dc.date.accessioned2013-12-03T17:46:39Z
dc.date.available2013-12-03T17:46:39Z
dc.date.issued2009-02-10
dc.descriptionCopyright © 2009 Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI).por
dc.descriptionEste registo encontra-se também depositado no Instituto politécnico de Viseu com o URI: http://hdl.handle.net/10400.19/511.por
dc.description.abstractAdoptando uma abordagem interpretativa orientada para a descoberta e um dispositivo técnico qualitativo de análises descritivo-interpretativas de entrevistas individuais e de observações das dinâmicas educativas, este estudo explora o modo como 28 crianças, de cinco e seis anos, de dois Jardins de Infância (JI) da ilha Terceira (Açores, Portugal), perspectivam a aprendizagem. Os modos qualitativamente distintos dos alunos conceberem a aprendizagem constitui uma problemática a que tem sido dado algum relevo noutros níveis de ensino, mas que não colhe ao nível pré-escolar idêntica atenção. Uma análise fenomenográfica permitiu identificar quatro modos distintos de conceber a aprendizagem, como: "fazer coisas", "o que nos é ensinado", "saber mais coisas" e "útil para o futuro". A partir dos argumentos com que as crianças diferenciam o que se aprende do que não se aprende resultaram, através de uma análise temática, seis critérios de demarcação com ocorrência diferenciada: "trabalhar versus brincar", "actividade versus passividade", "actividade dirigida pelo adulto", "obrigatoriedade das actividades", "informalidade dos espaços onde não há aprendizagem" e "adequação versus desadequação comportamental a um modelo de um aprendiz tradicional"por
dc.identifier.citationArroz, A. M., Figueiredo, M. P., Sousa, D. (2009). "Aprender é estar quietinho e fazer coisas a sério: perspectivas de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagem". «Revista Iberoamericana de Educación», 48(4): 1-18. ESSN 1681-5653.por
dc.identifier.issn1681-5653 (Online)
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2421
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherOrganización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)por
dc.subjectEducação Pré-Escolarpor
dc.subjectPerspectivas de Criançaspor
dc.titleAprender é estar quietinho e fazer coisas a sério: perspectivas de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagempor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage18por
oaire.citation.issue(4)por
oaire.citation.startPage1por
oaire.citation.titleRevista Iberoamericana de Educaciónpor
oaire.citation.volume48por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Aprender é estar quietinho e fazer coisas a sério – Perspectivas de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagem..pdf
Size:
108.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: