Publication
Aprender é estar quietinho e fazer coisas a sério: perspectivas de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagem
dc.contributor.author | Arroz, Ana Margarida Moura | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Maria Pacheco | |
dc.contributor.author | Sousa, Dulce | |
dc.date.accessioned | 2013-12-03T17:46:39Z | |
dc.date.available | 2013-12-03T17:46:39Z | |
dc.date.issued | 2009-02-10 | |
dc.description | Copyright © 2009 Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). | por |
dc.description | Este registo encontra-se também depositado no Instituto politécnico de Viseu com o URI: http://hdl.handle.net/10400.19/511. | por |
dc.description.abstract | Adoptando uma abordagem interpretativa orientada para a descoberta e um dispositivo técnico qualitativo de análises descritivo-interpretativas de entrevistas individuais e de observações das dinâmicas educativas, este estudo explora o modo como 28 crianças, de cinco e seis anos, de dois Jardins de Infância (JI) da ilha Terceira (Açores, Portugal), perspectivam a aprendizagem. Os modos qualitativamente distintos dos alunos conceberem a aprendizagem constitui uma problemática a que tem sido dado algum relevo noutros níveis de ensino, mas que não colhe ao nível pré-escolar idêntica atenção. Uma análise fenomenográfica permitiu identificar quatro modos distintos de conceber a aprendizagem, como: "fazer coisas", "o que nos é ensinado", "saber mais coisas" e "útil para o futuro". A partir dos argumentos com que as crianças diferenciam o que se aprende do que não se aprende resultaram, através de uma análise temática, seis critérios de demarcação com ocorrência diferenciada: "trabalhar versus brincar", "actividade versus passividade", "actividade dirigida pelo adulto", "obrigatoriedade das actividades", "informalidade dos espaços onde não há aprendizagem" e "adequação versus desadequação comportamental a um modelo de um aprendiz tradicional" | por |
dc.identifier.citation | Arroz, A. M., Figueiredo, M. P., Sousa, D. (2009). "Aprender é estar quietinho e fazer coisas a sério: perspectivas de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagem". «Revista Iberoamericana de Educación», 48(4): 1-18. ESSN 1681-5653. | por |
dc.identifier.issn | 1681-5653 (Online) | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/2421 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI) | por |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | por |
dc.subject | Perspectivas de Crianças | por |
dc.title | Aprender é estar quietinho e fazer coisas a sério: perspectivas de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagem | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 18 | por |
oaire.citation.issue | (4) | por |
oaire.citation.startPage | 1 | por |
oaire.citation.title | Revista Iberoamericana de Educación | por |
oaire.citation.volume | 48 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Aprender é estar quietinho e fazer coisas a sério – Perspectivas de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagem..pdf
- Size:
- 108.28 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: