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Emergência da comunicação matemática no Jardim de Infância : potencialidades didáticas para a descoberta da matemática

dc.contributor.authorTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha
dc.contributor.authorCascalho, José Manuel
dc.contributor.authorBelém, Vanda Patrícia de Oliveira
dc.date.accessioned2013-06-12T12:02:54Z
dc.date.available2013-06-12T12:02:54Z
dc.date.issued2013-03
dc.description.abstractA partir do ato de comunicar em linguagem matemática, pretende-se que as crianças adquiram as capacidades de interpretar, representar e expressar o seu pensamento matemático. O desenvolvimento da comunicação é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem da matemática desde os primeiros anos. Este papel de maior destaque da matemática nos primeiros anos vem ao encontro das preocupações expressas por diferentes organismos, nacionais e internacionais, entre os quais o National Council of Teachers of Mathematics (NCTM), que alerta para o facto de «durante os primeiros anos de vida ocorrer um desenvolvimento matemático muito importante nas crianças. Quer fiquem em casa, com os membros da família durante os anos correspondentes ao pré-escolar, quer recebam cuidados de atenção por parte de pessoas exteriores à família, é necessário que o seu desejo inato de aprender seja estimulado e apoiado» (2007, p. 83). Por outro lado, como refere Cândido (2001), «a oralidade é o único recurso quando a escrita e as representações gráficas ainda não são dominadas ou não permitem demonstrar toda a complexidade do que foi pensado» (p. 17). Este ato comunicativo permite à criança a capacidade de estabelecer ligação entre a sua linguagem, o seu conhecimento e as suas experiências pessoais, e a linguagem do grupo em que está inserida e da área do conhecimento trabalhada. Assim, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores, foram propostas tarefas que procuraram valorizar a matemática numa EB1/JI dos Açores, em contexto pré-escolar, através do estímulo da comunicação entre pares, e entre professor-aluno. O grupo de alunos era heterogéneo, sendo composto por 8 crianças do sexo masculino e 6 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos.por
dc.identifier.citationBelém, Vanda P.; Cascalho, José M.; Teixeira, Ricardo C. (2013). «Emergência da comunicação matemática no Jardim de Infância : potencialidades didáticas para a descoberta da matemática». "Educação e Matemática", 122, 29-33. ISSN 0871-7222.por
dc.identifier.issn0871-7222
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2049
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação de Professores de Matemática (APM)por
dc.relation.publisherversionhttp://www.apm.pt/portal/em.php?id=202916&rid=203889por
dc.subjectComunicação Matemáticapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.titleEmergência da comunicação matemática no Jardim de Infância : potencialidades didáticas para a descoberta da matemáticapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage33por
oaire.citation.startPage29por
oaire.citation.titleEducação e Matemáticapor
oaire.citation.volume122por
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typearticlepor

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