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Aplicação de modelos de otimização em infraestruturas aeroportuárias: Gestão operacional das chegadas
datacite.subject.fos | Gestão e Administração | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, Francisco José Ferreira | |
dc.contributor.author | Mendes, José Manuel Araújo | |
dc.date.accessioned | 2024-10-15T09:47:31Z | |
dc.date.available | 2024-10-15T09:47:31Z | |
dc.date.issued | 2024-03-22 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado, Gestão de Empresas (MBA), 22 de março de 2024, Universidade dos Açores. | pt_PT |
dc.description.abstract | Algo que é comum em vários aeroportos é a estagnação do crescimento devido a problemas de capacidade. Esta limitação pode ser vista de uma perspetiva física, nomeadamente das pistas e terminais destas infraestruturas. O crescimento de capacidade em termos de edificações são soluções intensivas em termos de capital, e por vezes sujeito a contestação política e social. Desta forma, pode-se optar por uma solução que passe pela otimização dos recursos existentes. O objetivo desta dissertação foi o de obter um algoritmo, baseado no Traveling Salesman Problem, capaz de utilizar sequências de aeronaves na chegada a um aeroporto, e fazer os cálculos necessários para obter uma sequência ótima. Esta sequência é criada com alterações de posições originais, formando uma solução onde se consegue um aumento da capacidade, utilizando restrições operacionais para ser viável em termos práticos. Em termos de resultados, foram obtidas soluções com melhorias entre 4 e 6%, chegando a algumas conclusões, em particular a de que utilizar um critério de mudança de posição máxima pode ter melhoria, na redução dos tempos, de 5% e a de que o tempo computacional aumenta proporcionalmente com o tamanho do problema. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Something that is common at many airports is growth stagnation, due to problems in capacity constraints. This limitation can be seen from a physical point of view, specifically in the runways and terminals of these infrastructures. Capacity growth in terms of buildings are capital intensive solutions, and sometimes subject to political and social controversy. In this way, a solution can be chosen that involves optimizing existing resources. The objective of this thesis was to obtain an algorithm, based on the Traveling Salesman Problem, capable of using sequences of aircraft upon arrival at an airport, and making the necessary calculations, to obtain an optimal sequence. This sequence is produced with changes to original positions, forming a solution, where an increase in capacity is achieved, using operational restrictions to be viable in practical terms. In terms of results, solutions were obtained with improvements between 4 and 6%, reaching some conclusions. Two in particular: using a maximum position change criterion can improve capacity and time reduction around 5%, and the computational time increases proportionally with the size of the problem. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Mendes, José Manuel Araújo. (2023). "Aplicação de modelos de otimização em infraestruturas aeroportuárias: Gestão operacional das chegadas". 52 p. (Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas (MBA)). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2023. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/7167 | |
dc.identifier.tid | 203668928 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/7167 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aircraft Landing Problem | pt_PT |
dc.subject | Maximum Position Shift | pt_PT |
dc.subject | Métodos Heurísticos de Otimização | pt_PT |
dc.subject | Traveling Salesman Problem | pt_PT |
dc.title | Aplicação de modelos de otimização em infraestruturas aeroportuárias: Gestão operacional das chegadas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão de Empresas (MBA) | pt_PT |