Repository logo
 
Publication

Ativa-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorCarvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra
dc.contributor.advisorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorReis, Cristina Mendonça
dc.date.accessioned2015-11-20T13:50:05Z
dc.date.available2015-11-20T13:50:05Z
dc.date.issued2015-10-07
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 7 de Outubro de 2015, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstractA presente investigação, de carácter quasi-experimental e de enfoque misto, teve como objetivo principal colaborar na criação de um programa de competências socio emocionais em professores, proceder à sua implementação e avaliar a sua eficácia. O programa, no seu todo, foi desenvolvido, com vista a promover a inteligência emocional e competências socio emocionais. A amostra foi constituída por 14 professores, 7 constituíram o grupo de controlo e 7 o grupo experimental. Os resultados decorrentes da análise quantitativa não evidenciaram relação significativa entre as variáveis em estudo, antes e após a intervenção, sugerindo necessidade de aprofundamento nesta vertente. A análise qualitativa produziu resultados estimulantes em termos da compreensão do fenómeno, eficácia, pertinência e adequabilidade das estratégias utilizadas. Conclui-se que futuros programas deverão retomar a temática e privilegiar a aprendizagem por momentos de partilha e interação, dada a relevância atribuída pela totalidade dos participantes.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The presented quasi-experimental and mixed approach research, had as it's principal objective to collaborate in the creation of socio emotional skills in professors, proceeding to implement and evaluate their effectiveness. As a whole, the program was developed in order to promote emotional intelligence and socio emotional skills. This sample group consisted of 14 professors, 7 constituted the control group and 7 the experimental group. The results produced from the qualitative analysis showed no significant relationship between the studies variables, prior to and after the intervention, suggesting the need for further development in this regard. This qualitative analysis produced encouraging results in terms of understanding the phenomenon, effectiveness, relevance and appropriateness of the strategies used. One can conclude that future programs shall take on the theme and focus learning by moments of sharing and interaction, given the relevance attributed to the totality of the participants.en
dc.identifier.citationReis, Cristina Mendonça. "Ativa-Te em emoções: avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclo ". 2015. 146 p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2015.pt_PT
dc.identifier.tid201486130pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3516
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem Emocionalpt_PT
dc.subjectEmoçãopt_PT
dc.subjectInteligência Emocionalpt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectEmotional Intelligenceen
dc.subjectLearning Thru Emotionsen
dc.subjectSocio Emotional Competence Programsen
dc.titleAtiva-Te em emoções : avaliação de um programa de promoção de competências socio emocionais em professores do 1.º ciclopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoCristinaMendoncaReis2015.pdf
Size:
4.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: