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Authors
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Abstract(s)
"Em resposta ao desafio de refletir sobre a relação entre currículo e culturas, coloco-me na perspetiva do trabalhador curricular, entendido como profissional dedicado a um trabalho prático, orientado para a tomada de decisão face a problemas de ensino, no pressuposto de que "nem os problemas nem as soluções são bem conhecidos com antecedência; emergem do ato de tentar compreender e melhorar a prática" (PARKER, 2004, p. 453, tradução nossa). Os professores dos ensinos básico e secundário são os principais trabalhadores curriculares no contexto desses subsistemas. Os académicos podem eventualmente participar nesse trabalho, inseridos em equipas que procuram resolver ou atenuar problemas curriculares através de uma abordagem deliberativa. Alguns desses problemas podem estar relacionados com questões de diversidade cultural cuja compreensão é necessária para um bom desempenho do trabalho curricular. Através do presente texto tenciono contribuir para a discussão de uma forma de concetualizar as questões culturais na sala de aula compatível com as características do trabalho curricular e sensível à diversidade cultural em todas as suas nuances. […]".
Description
Keywords
Currículo Cultura Estudos Curriculares Estudos Culturais Experiência
Citation
Sousa. F. (2013). "Cultura e experiência enquanto ferramentas concetuais no trabalho curricular". In Morgado, J. C., Santos L. & Paraíso, M. (Orgs.), «Estudos Curriculares: Um debate contemporâneo» (pp. 65-79). Curitiba: CRV. ISBN 978-85-8042-775-2.
Publisher
CRV