Repository logo
 
Publication

Promovendo a relevância do currículo no ensino do Português

dc.contributor.authorMira Leal, Susana
dc.contributor.authorMassa, Sara
dc.date.accessioned2014-06-02T10:34:02Z
dc.date.available2014-06-02T10:34:02Z
dc.date.issued2013
dc.date.updated2014-01-26T00:41:10Z
dc.descriptionO projeto Enhancing Curriculum Relevance (ENCUR) consistiu num projeto de investigação-ação de âmbito europeu, desenvolvido por uma equipa constituída por professores universitários e do ensino básico de Portugal e da Roménia. Este projeto surgiu de uma preocupação comum aos professores universitários e do ensino básico: a necessidade de compreender quais as razões subjacentes ao desinteresse manifestado por vários alunos relativamente à escola e ao currículo. A equipa de investigação partiu da hipótese de que esse desinteresse poderia estar associado a um défice de reconhecimento da escola e do currículo para a sua vida extraescolar. Tratando-se de um projeto de investigação-ação colaborativa, nos casos em que se confirmou a referida hipótese, a equipa desenvolveu e implementou um plano estratégico de ação, no sentido de promover o reconhecimento, por parte do aluno, da utilidade da escola e do currículo para a vida fora da escola. As estratégias adotadas permitiram alunos compreender e reconhecer a importância do currículo na interação com o mundo. Também possibilitou a promoção de dinâmicas de trabalho colaborativo entre docentes.por
dc.description.abstractA relevância da aprendizagem do Português no currículo escolar é um dado socialmente incontestado e cultural e economicamente relevante. Contudo, aos olhos dos alunos, aquela nem sempre se apresenta evidente para além da sua utilidade imediata ao nível académico, facto que concorre para uma desvalorização da relevância curricular da área por parte dos alunos, que é necessário contrariar. Tarefa que se impõe aos professores em geral e de Português em particular.por
dc.identifier.citationMira Leal, Susana; Massa, Sara (2013). "Promovendo a relevância do currículo no ensino do Português". In «Investigação para um currículo relevante», ed. F. Sousa, L. Alonso & M. C. Roldão, 115-129. ISBN: 978-972-40-5156-7. Coimbra: Almedina.por
dc.identifier.isbn978-972-40-5156-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3063
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAlmedinapor
dc.relationENCUR - Enhancing Curriculum Relevance-ENCUR - Enhancing Curriculum Relevance: 2009-1-PT1-COM13-024231por
dc.subjectEnsino do Portuguêspor
dc.subjectInvestigação-acçãopor
dc.subjectRelevância Curricularpor
dc.subjectDesenvolvimento Profissionalpor
dc.titlePromovendo a relevância do currículo no ensino do Portuguêspor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapor
oaire.citation.endPage129por
oaire.citation.startPage115por
oaire.citation.titleInvestigação para um currículo relevantepor
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typebookPartpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Promovendo a relevancia do curriculo no ensino do Portugues.pdf
Size:
1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: