Repository logo
 
Publication

O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorGomes, Carlos
dc.contributor.advisorCascalho, José Manuel
dc.contributor.authorMata, Sara Saraiva Fogaça da
dc.date.accessioned2013-03-12T10:48:51Z
dc.date.available2013-03-12T10:48:51Z
dc.date.issued2012-12-20
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).por
dc.description.abstractEste documento centra-se no Ensino da Matemática no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, enquanto área imprescindível da Educação, cujo principal objectivo é o de desenvolver a capacidade de usar a Matemática para analisar e resolver problemas, para raciocinar e comunicar. De modo a averiguar de que maneira a Matemática pode ser trabalhada no Ensino Básico, este estudo assenta na ideia de que a resolução de problemas é um processo matemático fundamental para o ensino da Matemática, e para o qual se procura uma aprendizagem e compreensão. Neste documento é feita uma abordagem teórica sobre o que são problemas matemáticos e como pode ser trabalhada a sua resolução. São também apresentadas tarefas desenvolvidas aquando dos estágios realizados no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, as quais permitirão averiguar de que forma se pode trabalhar a Matemática através da resolução de problemas. Realço neste estudo a importância que a resolução de problemas tem no ensino/aprendizagem da matemática, pois esta pode ser um processo muito vantajoso e benéfico para o domínio de competências matemáticas.por
dc.description.abstractABSTRACT: This document focuses on the teaching of Mathematics to preschool and elementary school, as an essential area of Education, with the main goal of developing the ability to use mathematics to analyze and resolve problems, to ratiocinate and to communicate. In order to investigate in which way Mathematics can be worked in elementary school, this study is based on the idea that solving problems is a fundamental mathematical process to the teaching of Mathematics, and for which demand learning and understanding. In this document is made a theoretical approach of what are mathematical problems and how can be done their resolution. There are also given tasks that where developed in the internships in preschool and elementary school, which will determine how we can work Mathematics through problem solving. To conclude, it matters to see the importance that the problem solving has in teaching/learning mathematics, because it can be a very advantageous and beneficial process to the field of mathematical skills.en
dc.identifier.citationMata, Sara Saraiva Fogaça da – "O ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. 115 p.. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/1668
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação Pré-Escolarpor
dc.subjectEnsino Básico (1º ciclo)por
dc.subjectEnsino da Matemáticapor
dc.titleO ensino da matemática na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoSaraSaraivaFogacaMata2012.pdf
Size:
1.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: