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Perspectivas dos educadores de infância sobre concepções e práticas da educação ambiental
dc.contributor.author | Terroso, Carina R. M. R. | |
dc.contributor.author | Borges, Paulo A. V. | |
dc.contributor.author | González, Pedro Francisco | |
dc.contributor.author | Gabriel, Rosalina | |
dc.date.accessioned | 2013-06-13T11:49:06Z | |
dc.date.available | 2013-06-13T11:49:06Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho de investigação pretende dar a conhecer as preocupações que os educadores de infância do arquipélago dos Açores apresentam face à temática da educação ambiental e que representações têm das suas práticas ambientais nas escolas. Tenta-se também perceber quais são as motivações que os levam ou não a desenvolver e/ou estimular a educação ambiental no jardim de infância, tais como as experiências pessoais, a preparação que receberam e que obstáculos identificam. A população inquirida correspondia a 425 educadores, para os quais se enviou um questionário, ao qual responderam 299. A amostra obtida inclui educadores de todas as ilhas dos Açores e na sua maioria corresponde ao género feminino (apenas cinco educadores do sexo masculino). De um modo geral, os educadores inquiridos disseram apoiar e incluir a educação ambiental nas suas aulas de jardim de infância, tendo-se verificado que a idade e as experiências pessoais poderão influenciar a ênfase que dão a esta temática. Os educadores reconhecem que surgem obstáculos no trabalho da educação ambiental, embora tenham mostrado que tentam de alguma forma ultrapassá-los. Por exemplo, quando referiram que receberam uma formação pobre na área da educação ambiental revelaram que as ações de formação e as leituras pessoais, entre outras, podem ajudar a colmatar esta lacuna. A maioria dos inquiridos afirma acreditar que a educação ambiental deverá estar presente em quase todos os projetos de jardim de infância, uma vez que a mudança para uma relação mais equilibrada com o planeta e com as outras espécies depende de todos, independentemente da sua idade. Logo, o jardim de infância será um bom ponto de partida para que as crianças percebam e transmitam (mais tarde) que, ao conservarmos a natureza, estaremos a garantir igualmente a permanência da nossa espécie no planeta. | por |
dc.description.sponsorship | CITA-A; Governo Regional dos Açores. | por |
dc.identifier.citation | Terroso, C.R.M.R., Borges, P.A.V., González, P. & Gabriel, R. (2012). "Perspectivas dos educadores de infância sobre concepções e práticas da educação ambiental". In R. Gabriel (Coord.), «Abordagens do ambiente em contexto educativo», Princípia, Oeiras: pp. 55-115. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-716-045-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/2056 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Principia | por |
dc.subject | Educador de Infância | por |
dc.subject | Educação Ambiental | por |
dc.subject | Jardim de Infância | por |
dc.title | Perspectivas dos educadores de infância sobre concepções e práticas da educação ambiental | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Oeiras | por |
oaire.citation.endPage | 115 | por |
oaire.citation.startPage | 55 | por |
oaire.citation.title | Abordagens do Ambiente em Contexto Educativo | por |
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rcaap.type | bookPart | por |
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