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Perspectivas dos educadores de infância sobre concepções e práticas da educação ambiental

dc.contributor.authorTerroso, Carina R. M. R.
dc.contributor.authorBorges, Paulo A. V.
dc.contributor.authorGonzález, Pedro Francisco
dc.contributor.authorGabriel, Rosalina
dc.date.accessioned2013-06-13T11:49:06Z
dc.date.available2013-06-13T11:49:06Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação pretende dar a conhecer as preocupações que os educadores de infância do arquipélago dos Açores apresentam face à temática da educação ambiental e que representações têm das suas práticas ambientais nas escolas. Tenta-se também perceber quais são as motivações que os levam ou não a desenvolver e/ou estimular a educação ambiental no jardim de infância, tais como as experiências pessoais, a preparação que receberam e que obstáculos identificam. A população inquirida correspondia a 425 educadores, para os quais se enviou um questionário, ao qual responderam 299. A amostra obtida inclui educadores de todas as ilhas dos Açores e na sua maioria corresponde ao género feminino (apenas cinco educadores do sexo masculino). De um modo geral, os educadores inquiridos disseram apoiar e incluir a educação ambiental nas suas aulas de jardim de infância, tendo-se verificado que a idade e as experiências pessoais poderão influenciar a ênfase que dão a esta temática. Os educadores reconhecem que surgem obstáculos no trabalho da educação ambiental, embora tenham mostrado que tentam de alguma forma ultrapassá-los. Por exemplo, quando referiram que receberam uma formação pobre na área da educação ambiental revelaram que as ações de formação e as leituras pessoais, entre outras, podem ajudar a colmatar esta lacuna. A maioria dos inquiridos afirma acreditar que a educação ambiental deverá estar presente em quase todos os projetos de jardim de infância, uma vez que a mudança para uma relação mais equilibrada com o planeta e com as outras espécies depende de todos, independentemente da sua idade. Logo, o jardim de infância será um bom ponto de partida para que as crianças percebam e transmitam (mais tarde) que, ao conservarmos a natureza, estaremos a garantir igualmente a permanência da nossa espécie no planeta.por
dc.description.sponsorshipCITA-A; Governo Regional dos Açores.por
dc.identifier.citationTerroso, C.R.M.R., Borges, P.A.V., González, P. & Gabriel, R. (2012). "Perspectivas dos educadores de infância sobre concepções e práticas da educação ambiental". In R. Gabriel (Coord.), «Abordagens do ambiente em contexto educativo», Princípia, Oeiras: pp. 55-115.por
dc.identifier.isbn978-989-716-045-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2056
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherPrincipiapor
dc.subjectEducador de Infânciapor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectJardim de Infânciapor
dc.titlePerspectivas dos educadores de infância sobre concepções e práticas da educação ambientalpor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceOeiraspor
oaire.citation.endPage115por
oaire.citation.startPage55por
oaire.citation.titleAbordagens do Ambiente em Contexto Educativopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor

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