Repository logo
 
Publication

Brincando às profissões : intervenção em desenvolvimento vocacional no 1.º ciclo

dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorMaia, Pedro Almeida
dc.contributor.authorMoreira, Joana
dc.contributor.authorSantos, Edmundo
dc.date.accessioned2016-04-11T15:09:18Z
dc.date.available2016-04-11T15:09:18Z
dc.date.issued2014-09
dc.descriptionIX Congresso Ibero-Americano de Psicologia, 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Lisboa, 9 a 13 de Setembro de 2014.pt_PT
dc.description.abstractOs estudos no âmbito do desenvolvimento vocacional na infância afiguram-se escassos (Araújo, 2009), nomeadamente em Portugal. A ausência de um espaço-tempo na escola e no currículo prefigura uma clara falta de intenção educativa neste domínio (Baptista & Costa, 2004). Porém, é neste período que, de acordo com alguns autores (Super, 1990; Faria & Macedo, 2004; Peixoto, 2003) os autoconceitos se desenvolvem, através de processos de identificação, e é também na infância que a fantasia e a imaginação cumprem um importante papel para esta vertente do desenvolvimento. Foi nesse enquadramento que, no âmbito do programa de estudos em Psicologia, se decidiu ensaiar, com supervisão tutorial, um conjunto de atividades destinadas a crianças do 1.º ciclo do ensino básico, com o objetivo de contribuir para o seu desenvolvimento vocacional. As atividades decorreram ao longo de quatro sessões de 90 minutos, num registo de adição ao currículo escolar, e procuraram promover o conhecimento de si através da ludicidade, otimizando as possibilidades geradas pela inventiva e curiosidade infantil. A intervenção foi pré-experimental, pois existiu um grupo único de sujeitos alvo, uma turma do 3.º ano. Houve, contudo, uma tentativa de caracterização / avaliação pré e pós intervenção, com dados quantitativos e qualitativos. Os resultados quantitativos não corresponderam ao inicialmente desejado, uma vez que não se notaram efeitos positivos na promoção dos autoconceitos das crianças. No entanto, os registos qualitativos são encorajadores, tanto na ótica da participação e adesão daquelas, como de propiciarem uma oportunidade para reflexão e reequacionamento da ação empreendida e respetivos procedimentos de avaliação.pt_PT
dc.identifier.citationCaldeira, S. N., Maia, P. A., Moreira, J., & Santos, E. (2014). Brincando às profissões: Intervenção em desenvolvimento vocacional no 1º ciclo. In Actas do IX Congresso Iberoamericano de Psicologia / 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa, 9–13 Setembro 2014 (pp. 1545–1556). Lisboa: Ordem dos Psicólogos Portugueses.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3724
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Vocacionalpt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.subjectAutoconceitospt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectProfissãopt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.titleBrincando às profissões : intervenção em desenvolvimento vocacional no 1.º ciclopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage4pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleIX Congresso Ibero-Americano de Psicologia, 2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portuguesespt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Caldeira Maia Moreira & Santos 2014.pdf
Size:
235.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento Principal
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Brincando_as_profissoes_Intervencao_em_d.pdf
Size:
283.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: