Publication
Envolvimento dos alunos na escola : conceito e relação com o desempenho académico : sua importância na formação de professores.
dc.contributor.author | Veiga, Feliciano Henriques | |
dc.contributor.author | Festas, Isabel | |
dc.contributor.author | Taveira, Céu | |
dc.contributor.author | Galvão, Diana | |
dc.contributor.author | Janeiro, Isabel | |
dc.contributor.author | Conboy, Joseph | |
dc.contributor.author | Carvalho, Carolina | |
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Melo, Madalena | |
dc.contributor.author | Pereira, Tiago | |
dc.contributor.author | Almeida, Ana | |
dc.contributor.author | Bahia, Sara | |
dc.contributor.author | Nogueira, João | |
dc.date.accessioned | 2016-03-27T18:11:02Z | |
dc.date.available | 2016-03-27T18:11:02Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Este artigo é um produto do Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na escola: Diferenciação e Promoção, financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e coordenado por Feliciano Veiga. | pt_PT |
dc.description.abstract | O conceito de envolvimento dos alunos na escola tem vindo a ser colocado no cerne das discussões relacionadas com o sucesso académico e com o abandono escolar. Este estudo faz uma revisão de literatura acerca deste conceito e das suas relações com o desempenho académico, destacando a sua importância no âmbito da formação de professores. Vários estudos sustentam que a falta de envolvimento dos alunos aparece associada ao baixo desempenho académico, a problemas de comportamento e ao abandono escolar. O envolvimento dos alunos na escola apresenta-se, na literatura revista, como uma resposta eficaz para os problemas que afetam as escolas e os seus alunos, como um aspeto a ter em conta na prevenção de padrões de comportamento problemático em contexto escolar e, portanto, como um conceito transdisciplinar de elevada importância na formação de professores. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Veiga, F., Festas, I., Taveira, C., Galvão, D., Janeiro, I., Conboy, J., Carvalho, C., Caldeira, S., Melo, M., Pereira, T., Almeida, A., Bahia, S., & Nogueira, J. (2012). Envolvimento dos alunos na escola: conceito e relação com o desempenho académico: sua importância na formação de professores. "Revista Portuguesa de Pedagogia", 46(2): 31-47. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0870-418X (Print) | |
dc.identifier.issn | 1647-8614 (Online) | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/3686 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Coimbra | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento do Aluno na Escola | pt_PT |
dc.subject | Desempenho Académico | pt_PT |
dc.subject | Formação de Professores | pt_PT |
dc.title | Envolvimento dos alunos na escola : conceito e relação com o desempenho académico : sua importância na formação de professores. | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/PTDC/CPE-CED/114362/2009 | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 47 | pt_PT |
oaire.citation.issue | (2) | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 31 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Pedagogia | pt_PT |
oaire.citation.volume | 46 | pt_PT |
oaire.fundingStream | PTDC | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 497409b0-b79d-4b48-8552-4fa1cc251be2 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 497409b0-b79d-4b48-8552-4fa1cc251be2 |