Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
132.89 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O conceito de envolvimento dos alunos na escola tem vindo a ser colocado no cerne das discussões relacionadas com o sucesso académico e com o abandono escolar. Este estudo faz uma revisão de literatura acerca deste conceito e das suas relações com o desempenho académico, destacando a sua importância no âmbito da formação de professores. Vários estudos sustentam que a falta de envolvimento dos alunos aparece associada ao baixo desempenho académico, a problemas de comportamento e ao abandono escolar. O envolvimento dos alunos na escola apresenta-se, na literatura revista, como uma resposta eficaz para os problemas que afetam as escolas e os seus alunos, como um aspeto a ter em conta na prevenção de padrões de comportamento problemático em contexto escolar e, portanto, como um conceito transdisciplinar de elevada importância na formação de professores.
Description
Este artigo é um produto do Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na escola:
Diferenciação e Promoção, financiado por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia
(FCT), e coordenado por Feliciano Veiga.
Keywords
Envolvimento do Aluno na Escola Desempenho Académico Formação de Professores
Citation
Veiga, F., Festas, I., Taveira, C., Galvão, D., Janeiro, I., Conboy, J., Carvalho, C., Caldeira, S., Melo, M., Pereira, T., Almeida, A., Bahia, S., & Nogueira, J. (2012). Envolvimento dos alunos na escola: conceito e relação com o desempenho académico: sua importância na formação de professores. "Revista Portuguesa de Pedagogia", 46(2): 31-47.
Publisher
Universidade de Coimbra