Publication
O tempo de recreio na escola : que sentimentos? Que benefícios? Perspectivas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico
datacite.subject.fos | Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.author | Pereira, Vânia | |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz Oliveira | |
dc.contributor.author | Condessa, Isabel | |
dc.date.accessioned | 2017-04-04T09:10:27Z | |
dc.date.available | 2017-04-04T09:10:27Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Os recreios escolares assumem uma particular importância na escola devido ao seu papel na autoformação da criança, pois é neste contexto onde se aprendem muitas lições para a vida, tais como aprender a juntar-se a um grupo para jogar, aprender a escolher e a negociar as regras para esses jogos, saber lidar com vários tipos de personalidades e também aprender a manipular situações, de forma a tirar vantagens das mesmas. As crianças aprendem a socializar-se, a cooperar, a negociar, a ser assertivas e a defender os seus interesses. Este estudo teve como objetivos: verificar a importância que o tempo de recreio tem para as crianças que frequentam o 1ºciclo do ensino básico; identificar os motivos para a satisfação ou insatisfação das crianças em relação ao tempo de recreio na escola; perceber se o tempo de recreio na escola é suficiente para as crianças e ainda identificar de que forma as crianças gerem a ocupação dos espaços de recreio. Para a realização deste estudo utilizamos a metodologia qualitativa. A recolha de dados foi feita através de inquérito por questionário com questões abertas e observação através de filmagem, procedeu-se à análise de conteúdo. Verificamos que o tempo de recreio na escola é um tempo precioso para as crianças manifestarem sentimentos de alegria, diversão e prazer, principalmente no que respeita à interação com os seus pares e às atividades que praticam nos recreios, mencionando também bastante satisfação pelo facto de se sentirem livres e poderem descansar durante esse tempo. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pereira, V., Pereira, B., Condessa, I. (2014). "Tempo de recreio na escola: que benefícios? que sentimentos? Perspectivas de alunos do 1.º ciclo do ensino básico". In B. O. Pereira, A. N. Silva, A. C. Cunha (Org.), Atividade física, saúde e lazer: olhar e pensar o corpo, J. V. Nascimento, 1.ª edição (pp. 67-88). Florianópolis: Tribo da Ilha. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-85-62946-38-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1822/32615 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4061 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Tribo da Ilha | pt_PT |
dc.subject | Recreio | pt_PT |
dc.subject | Diversão | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_PT |
dc.title | O tempo de recreio na escola : que sentimentos? Que benefícios? Perspectivas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Florianópolis, Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 78 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1.ª edição | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 67 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atividade física, saúde e lazer : olhar e pensar o corpo | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 17_Actividade Física e Lazer -O tempo de recreio na escola.pdf
- Size:
- 918.65 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.73 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: