Repository logo
 
Publication

O tempo de recreio na escola : que sentimentos? Que benefícios? Perspectivas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.authorPereira, Vânia
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Oliveira
dc.contributor.authorCondessa, Isabel
dc.date.accessioned2017-04-04T09:10:27Z
dc.date.available2017-04-04T09:10:27Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractOs recreios escolares assumem uma particular importância na escola devido ao seu papel na autoformação da criança, pois é neste contexto onde se aprendem muitas lições para a vida, tais como aprender a juntar-se a um grupo para jogar, aprender a escolher e a negociar as regras para esses jogos, saber lidar com vários tipos de personalidades e também aprender a manipular situações, de forma a tirar vantagens das mesmas. As crianças aprendem a socializar-se, a cooperar, a negociar, a ser assertivas e a defender os seus interesses. Este estudo teve como objetivos: verificar a importância que o tempo de recreio tem para as crianças que frequentam o 1ºciclo do ensino básico; identificar os motivos para a satisfação ou insatisfação das crianças em relação ao tempo de recreio na escola; perceber se o tempo de recreio na escola é suficiente para as crianças e ainda identificar de que forma as crianças gerem a ocupação dos espaços de recreio. Para a realização deste estudo utilizamos a metodologia qualitativa. A recolha de dados foi feita através de inquérito por questionário com questões abertas e observação através de filmagem, procedeu-se à análise de conteúdo. Verificamos que o tempo de recreio na escola é um tempo precioso para as crianças manifestarem sentimentos de alegria, diversão e prazer, principalmente no que respeita à interação com os seus pares e às atividades que praticam nos recreios, mencionando também bastante satisfação pelo facto de se sentirem livres e poderem descansar durante esse tempo.pt_PT
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, V., Pereira, B., Condessa, I. (2014). "Tempo de recreio na escola: que benefícios? que sentimentos? Perspectivas de alunos do 1.º ciclo do ensino básico". In B. O. Pereira, A. N. Silva, A. C. Cunha (Org.), Atividade física, saúde e lazer: olhar e pensar o corpo, J. V. Nascimento, 1.ª edição (pp. 67-88). Florianópolis: Tribo da Ilha.pt_PT
dc.identifier.isbn978-85-62946-38-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/32615
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4061
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherTribo da Ilhapt_PT
dc.subjectRecreiopt_PT
dc.subjectDiversãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.titleO tempo de recreio na escola : que sentimentos? Que benefícios? Perspectivas dos alunos do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFlorianópolis, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage78pt_PT
oaire.citation.issue1.ª ediçãopt_PT
oaire.citation.startPage67pt_PT
oaire.citation.titleAtividade física, saúde e lazer : olhar e pensar o corpopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
17_Actividade Física e Lazer -O tempo de recreio na escola.pdf
Size:
918.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: