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Adolescentes, hábitos de leitura, autoestima e satisfação com a vida

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DissertMestradoCatiaTrindadeMeireles2022.pdf1.23 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A leitura é uma atividade fundamental para a realização do indivíduo e para o desenvolvimento de qualquer sociedade; é um processo que permite a aquisição de conhecimentos, o incremento do espírito crítico, o enriquecimento do vocabulário, a melhoria da escrita, entre outros, proporcionando abertura para o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem. Neste sentido, a presente investigação, realizada a partir de uma amostra de 249 adolescentes açorianos do 7.º e 9.º ano de escolaridade, residentes nas ilhas de São Miguel, Pico, Faial e Flores e com idades entre os 11 e os 19 anos, procura: (I) caracterizar os hábitos de leitura dos adolescentes, averiguando se estes são fruto da própria vontade/iniciativa; (II) conhecer as práticas de leitura dos adolescentes nos diferentes contextos (família, escola e comunidade); (III) conhecer os tipos, as preferências e as formas de leitura dos adolescentes; e (IV) verificar a existência das relações entre os hábitos de leitura dos adolescentes e os níveis de autoestima e de satisfação com a vida. Na presente investigação, quantitativa e exploratória, foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário, sendo elaborado para o efeito o “Questionário sobre Hábitos de Leitura dos Adolescentes (QHLA)”, a Escala de medição de Autoestima de Rosenberg (na versão portuguesa de Seco, 1991) e a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS) na versão portuguesa de Simões (1992). O QHLA foi aplicado em contexto escolar e online, recorrendo-se ao aplicativo Google Forms. A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que os adolescentes exibem perspetivas positivas em relação à leitura, reconhecendo a sua importância a nível pessoal, interpessoal e académico. As preferências dos géneros literários e temas diferem em relação ao género e ao ano de escolaridade. A mãe foi/é um agente motivador na criação de hábitos de leitura. As novas tecnologias têm um papel importante nos tipos de suporte de leitura utilizados (e.g., smartphone e as redes sociais). A leitura é para os adolescentes um meio para a aprendizagem, para a aquisição de conhecimento, para os bons resultados académicos e para o exercício de uma cidadania ativa e consciente. Conclui-se também que os adolescentes que possuem uma relação afetiva positiva com a leitura demonstram uma maior autoestima e uma maior satisfação com a vida.
ABSTRACT: Reading is a fundamental activity for the individual's achievement and for the development of any society; it is a process that allows the acquisition of knowledge, the increase of critical thinking, the enrichment of vocabulary, the improvement of writing, among others, providing an opening for personal development and learning. In this sense, the present investigation, carried out from a sample of 249 Azorean adolescents from middle school, living on the islands of São Miguel, Pico, Faial and Flores and aged between 11 and 19 years, seeks to: (I) characterize the reading habits of adolescents, checking whether these are the result of their own will/initiative; (II) know the reading practices of adolescents in different contexts (family, school and community); (III) know the types, preferences and forms of reading of adolescents; and (IV) to verify the existence of the relationships between the adolescents' reading habits and the levels of self-esteem and satisfaction with life. In the present investigation, quantitative and exploratory, the questionnaire survey was used as a data collection instrument, and for this purpose the “Questionnaire on Reading Habits of Adolescents (QHLA)” was developed, the Rosenberg Self-Esteem Scale (in Portuguese version by Seco, 1991) and the Satisfaction with Life Scale (SWLS) in the Portuguese version by Simões (1992). The QHLA was applied in a school context and online, using the Google Forms application. From the results obtained, it was possible to conclude that adolescents exhibit positive perspectives in relation to reading, recognizing its importance on a personal, interpersonal and academic level. The preferences of literary genres and themes differ by gender and grade. The mother was/is a motivating agent in creating reading habits. New technologies play an important role in the types of reading media used (e.g., smartphone and social media). Reading is for teenagers a means of learning, acquiring knowledge, achieving good academic results and exercising an active and conscious citizenship. It is also concluded that adolescents who have a positive affective relationship with reading demonstrate greater self-esteem and greater satisfaction with life.

Description

Mestrado, Educação e Formação (Formação e Intervenção Educativa com Crianças e Jovens), 7 de janeiro de 2022, Universidade dos Açores.

Keywords

Adolescente Cidadania Activa Ensino Básico (3.º Ciclo) Leitura Hábitos de Leitura Satisfação Pessoal Vida Adolescents Reading Reading Habits Self-Esteem Satisfaction with Life

Pedagogical Context

Citation

Meireles, Cátia Trindade (2021). "Adolescentes, hábitos de leitura, autoestima e satisfação com a vida", 156 p.. Mestrado em Educação e Formação (Formação e Intervenção Educativa com Crianças e Jovens). Ponta Delgada: Universidade dos Açores. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/6255>

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