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Medidas de disponibilidade a pagar por atributos de voos comerciais : uma aplicação do modelo de McFadden ao corredor aéreo Ponta Delgada – Terceira

dc.contributor.authorVieira, José Cabral
dc.contributor.authorMenezes, António Gomes de
dc.date.accessioned2011-05-16T11:37:25Z
dc.date.available2011-05-16T11:37:25Z
dc.date.issued2005-12
dc.description.abstractEste trabalho analisa as preferências dos consumidores do serviço de transporte aéreo entre São Miguel e Terceira: o mais importante corredor aéreo nos Açores. Dada a forte regulação histórica e actual que caracteriza este serviço, não há dados do tipo preferências reveladas. Contudo, o conhecimento das preferências dos consumidores é incontornável na implementação de políticas que promovam o bem-estar social. Assim, realizou-se um stated preferences choice game conducente à estimação dum modelo microeconométrico do tipo McFadden (1974): logit condicional. Os resultados estimados são estatisticamente significativos e revelam medidas de disponibilidade a pagar economicamente elevadas por atributos como garantia de pontualidade e penalidades por alterações nas passagens. A disponibilidade a pagar por mais um voo diário é deveras baixa. Este último resultado é importante no debate se este mercado é um monopólio natural.por
dc.description.abstractABSTRACT: We analyze consumer preferences for airline services between S. Miguel and Terceira: the most important air corridor in the Azores. Due to heavy regulation, there are no revealed preferences data. However, we do need to know consumer preferences if our goal is to implement social surplus maximizing policies. Hence, we conduct a stated preferences choice game in order to estimate a microeconometric model a la McFadden (1974): conditional logit. The results are statistically significant and imply willingness to pay measures economically high for attributes such as reliability warranties and penalties for changing tickets. Willingness to pay for an additional daily flight is quite low. This result is important to establish if we are indeed in the presence of a natural monopoly.en
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/1138
dc.language.isoporpor
dc.publisherCEEAplApor
dc.relation.ispartofseriesWorking Paper Series;08/2005
dc.subjectMicroeconomiapor
dc.subjectServiço de Transporte Aéreopor
dc.subjectAirline Servicesen
dc.subjectMicroeconomicsen
dc.titleMedidas de disponibilidade a pagar por atributos de voos comerciais : uma aplicação do modelo de McFadden ao corredor aéreo Ponta Delgada – Terceirapor
dc.typeworking paper
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeworkingPaperpor

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