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TourExponomy : a influência das experiências turísticas na imagem do destino turístico Açores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMoniz, Ana Isabel Arruda
dc.contributor.advisorSilva, Francisco José Ferreira
dc.contributor.advisorSantos, Carlos Alberto da Silva Melo
dc.contributor.authorMelo, Helena Maria Pascoal
dc.date.accessioned2021-04-26T16:45:32Z
dc.date.available2021-04-26T16:45:32Z
dc.date.issued2020-11-11
dc.descriptionTese de Doutoramento, Ciências Económicas Empresariais, 11 de novembro de 2020.pt_PT
dc.description.abstractO turismo é um setor experience intensive. Com o aumento da competição, o desenvolvimento de experiências turísticas únicas, memoráveis e personalizadas, que atendam às necessidades e desejos dos consumidores contemporâneos, são um fator crítico de sucesso para os destinos turísticos. As experiências turísticas e a imagem do destino são reconhecidas como antecedentes importantes do comportamento dos turistas. Com base na revisão da literatura foi criado um modelo conceptual sobre a relação entre a experiência turística e a imagem do destino. Sete hipóteses foram geradas. Foram inquiridos 384 turistas dos principais mercados emissores para os Açores. A pesquisa empírica foi realizada na Ilha de São Miguel, com base na metodologia quantitativa, sobre a opinião dos turistas considerando a perceção inicial e in loco. Os resultados do estudo confirmam, parcialmente, que: (1) algumas motivações influenciam a experiência; (2) algumas fontes de informação influenciam a experiência; (3) a imagem inicial do destino turístico influencia a experiência; (4) a experiência influencia a imagem in loco do destino turístico; (5) a experiência influencia a satisfação do turista; (6) a experiência influencia a memória; e (7) a experiência turística influencia a intenção de regressar/e ou recomendar o destino turístico. A investigação integra duas vertentes fundamentais da pesquisa sobre a experiência turística (i.e., a perspetiva económica adaptada ao turismo, e a perspetiva emocional) em comunhão com a imagem do destino turístico, colmatando, assim, três lacunas neste domínio: (1) o estudo da imagem in loco; (2) o estudo da experiência turística no destino e a sua influência na imagem; e (3) o estudo da influência das experiências emocionais no comportamento do consumidor.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Tourism is an experience intensive sector. Thus, considering the increase of competition, the development of unique, memorable, and personalized tourism experiences that meet the needs and desires of contemporary consumers is a critical success factor for tourist destinations. The tourist experiences and the image of the tourist destination are recognized as being important antecedents of the behavior of the tourists. Based on the literature review, a conceptual model about the relationship between tourist experience and tourist image destination was developed. Seven hypotheses were generated. A 384 questionnaires were applied to tourists from the main source markets for the Azores. The empirical research has taken place in São Miguel Island, based on quantitative methodology, about the tourists’ opinion considering the initial and in loco perception. The results of the study confirm, partly, that: (1) some motivations influence experience; (2) some information sources influence experience; (3) initial image of the tourist destination influences the experience; (4) experience influences in loco image of the tourist destination; (5) experience influence tourist satisfaction; (6) experience influence memory, and (7) experience influence the intention to return and/or recommend the tourist destination. The investigation integrates two fundamental streams of tourism experience research (i.e., economic perspective adapted to tourism and the emotional perspective) in communion with tourism destination image, filling three gaps: (1) the study of image in loco; (2) the study of tourist experience at destination and its influence in the image; and (3) the study of the influence of emotional experiences on consumer behaviour.en
dc.identifier.citationMelo, Helena Maria Pascoal. "TourExponomy: a influência das experiências turísticas na imagem do destino turístico Açores". 2020. XX, 661 p.. (Tese de Doutoramento em Ciências Económicas Empresariais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2019. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/5874>.pt_PT
dc.identifier.tid101664761pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/5874
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComportamento do Consumidorpt_PT
dc.subjectDestino Turísticopt_PT
dc.subjectEconomia da Experiênciapt_PT
dc.subjectTurista (Satisfação)pt_PT
dc.subjectDestination Emotional Scaleen
dc.subjectTourExponomyen
dc.subjectTourist Destination Imageen
dc.subjectTourist Experienceen
dc.titleTourExponomy : a influência das experiências turísticas na imagem do destino turístico Açorespt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências Económicas e Empresariaispt_PT

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