Publication
O jogo, a motricidade e as aprendizagens da criança : olhares a partir da escola
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Condessa, Isabel | |
dc.contributor.author | Almeida, Liseta do Carmo Moniz | |
dc.date.accessioned | 2018-04-23T10:19:19Z | |
dc.date.available | 2018-04-23T10:19:19Z | |
dc.date.issued | 2018-01-17 | |
dc.description | Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 17 de janeiro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio). | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio enquadra-se no âmbito da formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo principal fundamentar e refletir as práticas dos estágios pedagógicos, realizados no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico. No nosso estágio propusemo-nos a aprofundar o Jogo e a Motricidade nos contextos escolares, tentando tornar evidente os seus contributos para o desenvolvimento integral da criança, em idade pré-escolar e escolar e a sua aprendizagem. Neste documento, tentamos fazer uma descrição, análise e reflexão do trabalho realizado nas duas escolas de estágio, quer nas práticas educativas e pedagógicas em ambos os contextos, quer no estudo de aprofundamento efetuado. No percurso dos dois estágios, tendo em vista o melhoramento da qualidade das práticas educativas e um acréscimo de aprendizagem das crianças/alunos, decidimos recolher a opinião e práticas sobre o jogo e a motricidade, apurando nas escolas os espaços e as práticas realizadas por profissionais, práticas que se podem estender desde a sala de aula até ao recreio escolar. A partir dos resultados obtidos através dos inquéritos por questionário aplicados aos Educadores/Professores (n= 25), assim como, das entrevistas realizadas as Auxiliares de Educação (n=8) e das observações da estagiária, verificámos resultados que validam a importância de se pensarem os espaços, recursos e atividades, quer no recreio, quer em sala de aula. Podemos dizer que a nossa prática, onde tivemos a oportunidade de por em prática tudo o que aprendemos ao longo do nosso percurso académico, foi uma experiência enriquecedora, tanto a nível pessoal como profissional e preparou-nos para poder alcançar novos horizontes na área da educação. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This Traineeship Report falls within the scope of the Master's Degree in Pre-School and Primary Education and its main objective is to substantiate and reflect upon the practices of the pedagogical traineeships, carried out in pre-school and in primary education. In our traineeship we have proposed to deepen the topic Game and Motricity in school contexts, trying to emphasize its contributions for the integral development of preschoolers and primary school children and their learning process. In this paper, we try to describe, analyze and reflect upon the work carried out at both internships, both in educational and pedagogical practices in both contexts, and in the deeper study which has been carried out. In the course of the two traineeships, and in order to improve the quality of educational practices and increase the learning of the children/students, we decided to collect practices and opinions about Game and motor skills, investigating the spaces (that can extend from the classroom to the school playground) and practices carried out by professionals. From the results obtained through the questionnaires applied to the Educators / Teachers (n = 25), as well as the interviews carried out with the Educational Assistants (n = 8) and the trainees' observations, we verified results that validate the importance of giving careful thought to the spaces, resources and activities, both in the playground and in the classroom. We can say that our training time, during which we had the opportunity to effect all that we have learned throughout our academic journey, has been an enriching experience both personally and professionally and has prepared us to reach new horizons in the field of education. | en |
dc.identifier.citation | Almeida, Liseta do Carmo Moniz. "O jogo, a motricidade e as aprendizagens da criança: olhares a partir da escola". 2018. 119 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Relatório de Estágio). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2017. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4646>. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201903075 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4646 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Educador Infantil | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico (1º Ciclo) | pt_PT |
dc.subject | Jogo | pt_PT |
dc.subject | Motricidade Infantil | pt_PT |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
dc.title | O jogo, a motricidade e as aprendizagens da criança : olhares a partir da escola | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |