Repository logo
 
Publication

Modelação de quotas de mercado de artigos de grande consumo com baixo nível de diferenciação: um caso de estudo aplicado ao retalho.

dc.contributor.authorMendes, Armando B.
dc.contributor.authorThemido, Isabel H.
dc.date.accessioned2013-07-24T11:44:41Z
dc.date.available2013-07-24T11:44:41Z
dc.date.issued2000
dc.date.updated2013-07-19T16:50:18Z
dc.description.abstractAs vendas de produtos ao nível da loja são habitualmente modeladas utilizando dados agregados no tempo ou no número de produtos. A agregação permite alisar a série, evitando a interferência de fenómenos como roturas de stock e substituição entre marcas, frequentes no retalho. Neste artigo desenvolvem-se modelos causais de quota de mercado, a utilizar com dados de elevado nível de desagregação, e permitindo a análise do comportamento dos diferentes artigos perante roturas, promoções ou alterações de preço. Utiliza-se uma perspectiva descritiva ainda que os modelos possam ser utilizados previsionalmente. Compara-se o ajuste de diferentes tipos de modelos utilizando dados POS para duas subfamílias de produtos da secção de mercearia seca (arroz e óleos alimentares) de uma grande superfície de retalho Portuguesa. Conclui-se que os modelos “clássicos”, ao contrário dos de atracção, apresentam um bom poder explicativo fornecendo além de valores para elasticidades, um grande número de parâmetros facilmente interpretáveis, como os relacionados com roturas de stock e promoções. A inclusão destes modelos no Sistema de Apoio à Decisão da loja poderá trazer vantagens para as funções de merchandising e de logística.por
dc.identifier.citationMendes, Armando B. e Themido, Isabel Hall (2000). "Modelação de quotas de mercado de artigos de grande consumo com baixo nível de diferenciação: um caso de estudo aplicado ao retalho". In Antunes, Carlos Henggeler e Tavares, Luís Valadares (Eds.), «Casos de Aplicação da Investigação Operacional», Lisboa: McGraw-Hill: 266-291. ISBN: 972-773-075-2.por
dc.identifier.issn972-773-075-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2160
dc.language.isoporpor
dc.publisherMcGraw-Hillpor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectModelos Causaispor
dc.subjectQuotas de Mercadopor
dc.subjectElasticidades de Preçopor
dc.subjectPromoçõespor
dc.subjectRoturas de Stockpor
dc.titleModelação de quotas de mercado de artigos de grande consumo com baixo nível de diferenciação: um caso de estudo aplicado ao retalho.por
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage291por
oaire.citation.startPage266por
oaire.citation.titleCasos de Aplicação da Investigação Operacionalpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
caso15.pdf
Size:
152.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: