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Abandono escolar precoce de jovens açorianos: por que deixaram a escola?
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.advisor | Palos, Ana Cristina | |
dc.contributor.advisor | Diogo, Fernando | |
dc.contributor.author | Matos, Mariana Rego Costa de | |
dc.date.accessioned | 2025-05-12T11:00:14Z | |
dc.date.available | 2025-05-12T11:00:14Z | |
dc.date.issued | 2025-02-03 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado, Educação e Formação, 03 de fevereiro de 2025, Universidade dos Açores. | |
dc.description.abstract | Apesar de o Abandono Precoce de Educação e Formação ser um fenómeno amplamente estudado, continua a ter grande impacto nos sistemas de ensino, especialmente, na Região Autónoma dos Açores, onde a taxa se situa nos 21,7%, de acordo com os últimos dados relativos a 2023. Além da análise às tendências estatísticas mais relevantes, quer regionais, quer nacionais e internacionais, o desenvolvimento desta dissertação baseou-se, sobretudo, na realização de entrevistas semidirigidas a jovens que abandonaram a escola precocemente, sem concluir o ensino obrigatório. Escolhemos a realização de entrevistas como estratégia de recolha de dados, porque quisemos humanizar os dados estatísticos, isto é, dar-lhes uma dimensão mais pessoal, de forma a entender como é que os jovens lidam com esta situação de abandono da escola. A amostra foi assim constituída por 20 jovens de ambos os sexos. Foi realizada uma análise de conteúdo ao discurso dos jovens em resposta às cerca de três dezenas de questões colocadas. Nesta dissertação são discutidos diferentes fatores produtores de abandono precoce de educação e formação, nomeadamente, os fatores individuais, familiares, de sociabilidade na escola, desempenho escolar e organização escolar. Como se verá, o Abandono Precoce de Educação e Formação é mais do que números: é a história de jovens que se afastam de um sistema que não os soube proteger. Esta dissertação revela as vozes de quem desistiu da escola, não por uma razão única, mas por um conjunto de desafios pessoais e sociais, que vão desde o desinteresse até à exclusão, passando pelas reprovações e pelo absentismo, bem como pela dificuldade da instituição escolar responder a públicos mais desafiantes. Para além de combater o Abandono Precoce de Educação e Formação, o que é preciso é prevenir o abandono, agir o mais cedo possível, dentro da própria escola, que tem que ser percebida pelos jovens como um espaço de acolhimento, que os protege e que os valoriza, antes que desistam de sonhar com um futuro melhor. É certo que a permanência de um jovem na escola, até ao cumprimento do ensino obrigatório, derivará sempre do seu gosto por estar nela, mas nunca se concretizará se essa permanência e esse gosto não forem cultivados. | por |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Although Early School Leaving is a widely studied phenomenon, it continues to have a significant impact on education systems, especially in the Autonomous Region of the Azores, where the rate stands at 21.7%, according to the latest data from 2023. In addition to analyzing the most relevant statistical trends, both regional, national, and international, the development of this dissertation was primarily based on conducting semiguided interviews with young people who left school early without completing compulsory education. We chose interviews as a data collection strategy because we wanted to humanize the statistics, giving them a more personal dimension to understand how these young people cope with the situation of dropping out of school. The sample consisted of 20 young people of both genders. A content analysis was conducted on their responses to about thirty questions. This dissertation discusses different factors contributing to early school leaving, including individual, family, school socialization, academic performance, and school organization factors. As will be seen, Early School Leaving is more than just numbers: it is the story of young people who drift away from a system that failed to protect them. This dissertation reveals the voices of those who left school, not for a single reason but due to a combination of personal and social challenges, ranging from disinterest to exclusion, along with failing grades, absenteeism, and the school institution's difficulty in responding to more challenging student populations. Beyond combating Early School Leaving, the priority must be to prevent it, acting as early as possible within the school itself, which must be perceived by young people as a welcoming space that protects and values them before they give up on dreaming of a better future. While a young person’s continued presence in school until the completion of compulsory education will always depend on their liking for being there, it will never be achieved unless this engagement and enjoyment are cultivated. | por |
dc.identifier.citation | Matos, Mariana Rego Costa de. (2024). "Abandono escolar precoce de jovens açorianos: por que deixaram a escola?". 151 p. (Dissertação de Mestrado em Educação e Formação). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8636 | |
dc.identifier.tid | 203933893 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/8636 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | open access | |
dc.subject | Educação | |
dc.subject | Abandono Precoce de Educação e Formação | |
dc.subject | Jovens | |
dc.subject | Escola | |
dc.title | Abandono escolar precoce de jovens açorianos: por que deixaram a escola? | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado |