dc.contributor.author | Diogo, Fernando | |
dc.date.accessioned | 2014-03-12T10:07:58Z | |
dc.date.available | 2014-03-12T10:07:58Z | |
dc.date.issued | 2013-11 | |
dc.description.abstract | É inegável a grande transformação por que Portugal passou neste último meio século e, de entre todos os fatores concretos em que se traduz essa transformação, um dos que melhor a corporiza respeita às qualificações escolares dos portugueses. Qualquer que seja o indicador considerado, o volume e a extensão do aumento da escolaridade é bem evidente. Trata-se, aliás, de um processo que replica o que se passou nos outros países desenvolvidos, embora com algum atraso. Contudo, como se sabe, Portugal destaca-se, no contexto da União Europeia, como um país com taxas de escolaridade muito baixas. Se se comparar os Açores com a média nacional, verifica-se que esta região apresenta taxas de escolaridade muito reduzidas no contexto português, o que significa que as taxas açorianas são particularmente baixas no contexto europeu. As questões que se colocam são: como é que se chegou aqui, como se caracterizam os indivíduos com esta escolaridade baixa, como se relacionam, atualmente, com o sistema de formação profissional e que tipo de impactos destas baixas escolaridades se podem observar na sua trajetória profissional. Estas intenções de investigação contrastam com preocupações puramente centradas no próprio sistema de ensino, nos professores e nas crianças. Tendencialmente estas preocupações desprezam os efeitos nos indivíduos que saíram do sistema, designadamente os adultos desqualificados que, tendo passado pelo sistema de ensino em crianças, já o deixaram para trás há muitos anos. Contudo, nem por isso a passagem pela escola deixa de ter efeitos na sua trajetória de vida, especialmente no percurso profissional. A análise diferida da relação desta população com o sistema de ensino e a sua trajetória profissional são objetos científicos e sociais de grande pertinência para a compreensão dos efeitos sociais do sistema de ensino. [da Introdução] | por |
dc.identifier.citation | Diogo, Fernando (2013). "Ativos altamente desqualificados e insucesso do sistema de ensino", in ed. Ana Matias Diogo e Fernando Diogo, Desigualdades no Sistema Educativo: Percursos, Transições e Contextos, 45 – 69. ISBN: 978-989-8536-27-3. Lisboa: Mundos Sociais. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8536-27-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/2875 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Mundos Sociais | por |
dc.subject | Pobreza | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Trajetória | por |
dc.subject | Trajectória | por |
dc.subject | RSI | por |
dc.subject | Rendimento Social de Inserção | por |
dc.title | Ativos altamente desqualificados e insucesso do sistema de ensino | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 69 | por |
oaire.citation.startPage | 45 | por |
oaire.citation.title | Desigualdades no sistema educativo: percursos, transições, contextos | por |
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