Repository logo
 
Publication

Ativos altamente desqualificados e insucesso do sistema de ensino

dc.contributor.authorDiogo, Fernando
dc.date.accessioned2014-03-12T10:07:58Z
dc.date.available2014-03-12T10:07:58Z
dc.date.issued2013-11
dc.description.abstractÉ inegável a grande transformação por que Portugal passou neste último meio século e, de entre todos os fatores concretos em que se traduz essa transformação, um dos que melhor a corporiza respeita às qualificações escolares dos portugueses. Qualquer que seja o indicador considerado, o volume e a extensão do aumento da escolaridade é bem evidente. Trata-se, aliás, de um processo que replica o que se passou nos outros países desenvolvidos, embora com algum atraso. Contudo, como se sabe, Portugal destaca-se, no contexto da União Europeia, como um país com taxas de escolaridade muito baixas. Se se comparar os Açores com a média nacional, verifica-se que esta região apresenta taxas de escolaridade muito reduzidas no contexto português, o que significa que as taxas açorianas são particularmente baixas no contexto europeu. As questões que se colocam são: como é que se chegou aqui, como se caracterizam os indivíduos com esta escolaridade baixa, como se relacionam, atualmente, com o sistema de formação profissional e que tipo de impactos destas baixas escolaridades se podem observar na sua trajetória profissional. Estas intenções de investigação contrastam com preocupações puramente centradas no próprio sistema de ensino, nos professores e nas crianças. Tendencialmente estas preocupações desprezam os efeitos nos indivíduos que saíram do sistema, designadamente os adultos desqualificados que, tendo passado pelo sistema de ensino em crianças, já o deixaram para trás há muitos anos. Contudo, nem por isso a passagem pela escola deixa de ter efeitos na sua trajetória de vida, especialmente no percurso profissional. A análise diferida da relação desta população com o sistema de ensino e a sua trajetória profissional são objetos científicos e sociais de grande pertinência para a compreensão dos efeitos sociais do sistema de ensino. [da Introdução]por
dc.identifier.citationDiogo, Fernando (2013). "Ativos altamente desqualificados e insucesso do sistema de ensino", in ed. Ana Matias Diogo e Fernando Diogo, Desigualdades no Sistema Educativo: Percursos, Transições e Contextos, 45 – 69. ISBN: 978-989-8536-27-3. Lisboa: Mundos Sociais.por
dc.identifier.isbn978-989-8536-27-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2875
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherMundos Sociaispor
dc.subjectPobrezapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTrajetóriapor
dc.subjectTrajectóriapor
dc.subjectRSIpor
dc.subjectRendimento Social de Inserçãopor
dc.titleAtivos altamente desqualificados e insucesso do sistema de ensinopor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage69por
oaire.citation.startPage45por
oaire.citation.titleDesigualdades no sistema educativo: percursos, transições, contextospor
rcaap.rightsclosedAccesspor
rcaap.typebookPartpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DSE_FD.pdf
Size:
7.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: