Publication
Saber científico e reflexão filosófica : para um novo modelo de homem e de sociedade
dc.contributor.author | Luz, José Luís Brandão da | |
dc.date.accessioned | 2012-06-15T12:12:53Z | |
dc.date.available | 2012-06-15T12:12:53Z | |
dc.date.issued | 2002 | |
dc.description | Comunicação apresentada no I Encontro de Didácticas nos Açores, organizado pelo Departamento de Ciências da Educação, da Universidade dos Açores, de 26 a 27 de Fevereiro de 1998. | por |
dc.description.abstract | O saber científico, como conhecimento ou domínio explicativo da natureza, sempre esteve ligado à preocupação de promover o bem¬ estar social, a prosperidade económica, a vida feliz que todo o homem aspira possuir. Sem enveredar pelo tratamento histórico do tema, iremos procurar chamar a atenção para a abertura que o desenvolvimento das ciências trouxe, ao longo do século XX, para uma nova visão do mundo e da vida social, ao mesmo tempo que tentaremos compreender a forma como a filosofia acolheu estas transformações e reelaborou a sua concepção do homem. Assim, começaremos por destacar, em primeiro lugar, a crescente dependência de estratégias políticas e de interesses económicos, que passaram a marcar o ritmo da actividade científica; em segundo lugar, a forma como a ciência descobriu e lidou com os seus limites, atendendo, nomeadamente, à ideia de progresso que lhe costuma estar associada; em terceiro lugar, iremos atender aos contrastes que atravessam a história do século XX, marcada pela devastação de vidas humanas que os conflitos provocaram, pela acentuada melhoria da qualidade de vida que as descobertas científicas tornaram possível, em vários domínios, e pela dissipação da hegemonia do Velho Continente. Finalmente, em último lugar, iremos pôr em evidência a orientação filosófica de certos autores, que têm vindo a insistir num discurso filosófico, despojado das pretensões de um saber universal e primeiro, mas atento ao pulsar das hesitações dos novos tempos. | por |
dc.identifier.citation | «Saber científico e reflexão filosófica : para um novo modelo de homem e de sociedade», em Emanuel Oliveira Medeiros (coord.) "I Encontro de Didácticas nos Açores", Ponta Delgada, Universidade dos Açores, 2002, pp. 167-187. | por |
dc.identifier.issn | 972-8612-09-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/1422 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Universidade dos Açores | por |
dc.subject | Eric Hobsbawm | por |
dc.subject | Habermas | por |
dc.subject | John Horgan | por |
dc.subject | Jean-François Lyotard | por |
dc.subject | Marshall McLuhan | por |
dc.subject | Richard Rorty | por |
dc.subject | Ciência | por |
dc.subject | Consumo | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | Investigação | por |
dc.subject | Limites | por |
dc.subject | Progresso | por |
dc.subject | Saber | por |
dc.subject | Sociedade | por |
dc.subject | Racionalidade | por |
dc.title | Saber científico e reflexão filosófica : para um novo modelo de homem e de sociedade | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Ponta Delgada | por |
oaire.citation.endPage | 187 | por |
oaire.citation.startPage | 167 | por |
oaire.citation.title | I Encontro de Didácticas nos Açores | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |