Repository logo
 
Publication

O Jogo e o desenvolvimento de competências numéricas no 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha
dc.contributor.authorCascalho, José Manuel
dc.contributor.authorNogueira, Raquel Pereira
dc.date.accessioned2017-05-31T11:38:13Z
dc.date.available2017-05-31T11:38:13Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionIX Congresso Iberoamericano de Psicologia/2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa, 9-13 Setembro 2014.pt_PT
dc.description.abstractDesde os primórdios da Humanidade, o jogo tem feito parte da vida do Homem e as suas potencialidades lúdicas e pedagógicas têm despertado grande interesse e fascínio. Uma viagem atenta pela nossa história permite recolher um vasto leque de exemplos de jogos que fizeram sucesso na sua época, alguns dos quais continuam a fascinar jovens e menos jovens hoje em dia. Actualmente é grande o consenso sobre as virtudes da prática de alguns jogos. Por este motivo, o jogo é um recurso de aprendizagem cada vez mais utilizado na aula de Matemática, em clubes de Matemática e em outras actividades extracurriculares. Para além da evidente componente competitiva, muitos jogos apresentam regras que permitem estimular o raciocínio lógico-matemático e possibilitam a modelação de situações reais ou imaginárias. Alguns são mesmo direccionados para a exploração de diversos conceitos matemáticos, uns com ênfase no cálculo, outros em determinados temas de geometria, por exemplo. Mesmo para aqueles jogos que aparentemente não têm como objectivo a exploração de conteúdos matemáticos concretos, um olhar mais atento pode revelar a sua extrema utilidade para a aprendizagem da Matemática. Ao longo deste artigo, serão apresentados alguns exemplos que procuram mostrar as potencialidades da exploração do jogo no âmbito do desenvolvimento de competências numéricas e da superação de dificuldades, proporcionando momentos ricos de investigação matemática na sala de aula. Os jogos foram implementados com alunos do 1.º ciclo do ensino básico, a maioria a frequentar o 3.º ano de escolaridade.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Games are part of human patrimony and have always been viewed as edutainment and pedagogical tools. These characteristics have turned them into a source of passion and interest. A journey through human history reveals the success of different types of games through different epochs, some of them still being very popular at the present times. Nowadays there is a large consensus about the practical utility of games for learning. In mathematical classrooms or at math clubs and other extracurricular activities, their use is getting increasingly popular. Beyond the competitive feature, games leverage mathematical reasoning and, in most of the cases, allow to model real and imaginary scenarios. Some of them target specific mathematical concepts such as calculus or geometry. Others, usually not considered as an instrument for learning skills or for conceptual understanding, at a closer look, they turn out to be very useful for mathematical learning. In this paper, examples are provided to show how games can be used by teachers in the classroom to foster students’ arithmetic skills and to leverage mathematical reasoning, providing important insight into research mathematics education. The games were implemented in the 1st cycle of basic education with a majority of experiments made with students at the 3rd grade.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTeixeira, R., Cascalho, J. e Nogueira, R. (2014). "O Jogo e o Desenvolvimento de Competências Numéricas no 1.º Ciclo do Ensino Básico", In Actas do IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa, 9-13 Setembro 2014 (pp. 1383-1398). Lisboa: Ordem dos Psicólogos Portugueses.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99037-2-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4218
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherOrdem dos Psicólogos Portuguesespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/livro_de_actas_2congressoopp.pdfpt_PT
dc.subjectJogos Matemáticospt_PT
dc.subjectCompetências Numéricaspt_PT
dc.subjectSuperação de Dificuldadespt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º Ciclo)pt_PT
dc.subjectGamesen
dc.subjectNumerical Skillsen
dc.subjectOvercoming Difficultiesen
dc.subject1st Cycle of Basic Educationen
dc.titleO Jogo e o desenvolvimento de competências numéricas no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage1398pt_PT
oaire.citation.startPage1383pt_PT
oaire.citation.titleActas do IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/2.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portuguesespt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O Jogo e o Desenvolvimento de Competências Numéricas no 1.º Ciclo do Ensino Básico.pdf
Size:
314.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: