Repository logo
 
Publication

Intervir através da educação física na coeducação : realidade ou intenção?

dc.contributor.authorCondessa, Isabel
dc.contributor.authorAnastácio, Zélia
dc.date.accessioned2017-04-04T11:31:18Z
dc.date.available2017-04-04T11:31:18Z
dc.date.issued2016-02
dc.description.abstractIntervir de forma consciente e organizada em prol da promoção da igualdade de oportunidades na escola tem sido, nas últimas décadas, um dos propósitos da Educação Física (EF) na Europa. Através das rotinas e das oportunidades que se proporcionam, rapazes e raparigas têm acesso a uma prática de atividade física e desportiva (AFD) que lhes possibilita aperfeiçoar capacidades, competências e atitudes. O contributo da EF na educação é de um valor significativo, viabilizando às crianças e jovens construir a sua imagem corporal e os estereótipos de género, desenvolver afectos e emoções, cultivar a sua relação com os outros, criar capacidades e valores, ajudando deste modo a uma formação das atitudes individuais ou coletivas, que respeitem a igualdade de género e os direitos humanos. Este estudo foi realizado a partir da informação recolhida, através da aplicação de um questionário, a uma amostra de 993 crianças (57.5% raparigas, 42.5% rapazes) com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos, pertencentes a várias escolas do ensino público. Ambicionou comparar as perceções e preferências de rapazes e raparigas relativamente às práticas AFD que decorrem na disciplina de EF, para se poderem apresentar alternativas de práticas mais flexíveis e integradoras. Os nossos resultados permitem-nos concluir que a AFD na escola continua a ser muito marcada por práticas de técnicas de movimento, jogos e competições desportivas, vivências muito identificadas com os estereótipos masculinos e que nem sempre ajudam à formação de um bom esquema corporal e de comportamentos, tendendo a manter ao longo da vida, para muita(o)s jovens. Sugerimos que as atividades oferecidas às crianças e jovens nas escolas sejam mais diversificadas e inclusivas, impondo um nível de desempenho e de satisfação mais adequado a cada caso em particular, devendo estar mais centradas quer em atividades de ar livre, quer em práticas que desenvolvem também as dimensões sensitiva, expressiva e corporal do(a)s aluno(a)s.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Conscious and organized intervention, in order to achieve promotion of equal opportunities in school has been, in recent decades, a major goal of physical education (PE) in Europe. Through routines and opportunities that provide both boys and girls access to physical activity and sports (PAS) which enables them to improve skills, competencies and attitudes. We believe that the contribution of PE in education is of significant value, as it enables children and young people to build their body image and gender stereotypes, develop affections and emotions, cultivate their relationship with others, build capacity and values, thus helping the training of individual or collective attitudes that respect gender equality and human rights. This study was conducted from the information collected through the application of a questionnaire to a population of 993 children, 57.5% girls and 42.5% boys, aged between 10 and 12 years, belonging to various schools. It aspires to compare the perceptions and preferences of boys and girls in respect of PAS practices that take place in PE, and to present alternative behaviors that are more flexible and inclusive. From our results we conclude that the PAS in school remains very marked by practical training of movement techniques, games and sport competitions. These experiences, mainly identified with male stereotypes, do not always help, for many young people, the formation of a good body image and good behaviors that should be maintained throughout life. We suggest that the activities offered to children and young people in schools should be more diverse and inclusive, imposing an appropriate level of performance and satisfaction to each case in particular. The activities should also be more focused either on outdoor practices or in practices that develop the sensory, expressive and body dimensions of students.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCondessa, I.C. & Anastácio, Z.C. (2016). Intervir através da Educação Física na Coeducação: Realidade ou Intenção?. "International Journal of Developmental and Educational Psychology INFAD Revista de Psicología", Vol. 2, n.º 1, pp.89-98. ISSN: 0214-9877. [Em linha] Disponível em http:// dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2016.n1.v2.216.pt_PT
dc.identifier.doihttp:// dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2016.n1.v2.216pt_PT
dc.identifier.isbn0214-9877
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/41177
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4068
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAsociación INFADpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAtividades Físicas e Desportivaspt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectIntervenção Educativapt_PT
dc.subjectCoeducaçãopt_PT
dc.subjectPhysical Activity and Sportsen
dc.subjectGenderen
dc.subjectEducative Interventionen
dc.subjectCoeducationen
dc.titleIntervir através da educação física na coeducação : realidade ou intenção?pt_PT
dc.title.alternativeIntervention on coeducation through physical education : reality or intention?en
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEspanhapt_PT
oaire.citation.endPage98pt_PT
oaire.citation.issue(1)pt_PT
oaire.citation.startPage89pt_PT
oaire.citation.titleInternational Journal of Developmental and Educational Psychology INFAD Revista de Psicologíapt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
21_Intervir através da Educação Física na Coeducação_INFAD_2016.pdf
Size:
433.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: