Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Evolução do conceito de cluster e a sua aplicação no turismo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Paper12-2018.pdf476.12 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O conceito de cluster evoluiu ao longo do tempo. Este pode ser aplicado a vários ramos de atividade económica uma vez que permite às empresas reduzirem os custos de transação, melhorarem a qualidade dos seus produtos, e consequentemente, reforçarem a marca do grupo empresarial. Devido às diferenças existentes no progresso económico e cultural, na atratividade regional, na competitividade e na qualidade de vida populacional, o cluster de turismo diferencia-se dos restantes aglomerados de empresas e de instituições. Nota-se que este é constituído por empresas de atração turística, infraestruturas e por todas as entidades governamentais. O presente artigo procura contribuir metodologicamente para a literatura existente uma vez que centra a sua análise na evolução do conceito de cluster, na sua aplicabilidade ao turismo, particularizando esta organização empresarial no caso de Portugal.

Description

Keywords

Cluster Turismo

Pedagogical Context

Citation

Canto, Antónia; Couto, João Pedro (2018). Evolução do conceito de cluster e a sua aplicação no turismo, “Working Paper Series”, nº 12/18, 2 pp.. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, CEEAplA-A.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade dos Açores

CC License