dc.contributor.author | Silva, Alexandra R. | |
dc.contributor.author | Gabriel, Rosalina | |
dc.contributor.author | Rosário, Isabel Amorim do | |
dc.contributor.author | Arroz, Ana Moura | |
dc.contributor.author | Picanço, Ana | |
dc.contributor.author | Matos, Sónia | |
dc.date.accessioned | 2022-12-18T20:42:23Z | |
dc.date.available | 2022-12-18T20:42:23Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Num contexto escolar em que os alunos estão menos vezes do que o desejável em contacto direto com ambientes naturais, pretende-se, no âmbito do projeto de investigação Guia de Campo, disponibilizar a professores, pais e jovens um conjunto de atividades de exploração da natureza idealizadas de modo a diversificar os tipos de inteligência, de experiências e de elementos naturais abrangidos. De acordo com a abordagem da aprendizagem situada, que sublinha a relevância da relação entre a aprendizagem e a situação física e social em que ocorre, estas atividades foram desenvolvidas e testadas por jovens escuteiros de diferentes idades no Trilho dos Mistérios Negros, no Parque Natural da Ilha Terceira (Açores, Portugal). A seleção de atividades apresentadas neste guia como materiais de educação ambiental multidisciplinares, foi realizada tendo em conta a identificação de contextos específicos que facilitassem as aprendizagens, promovendo a curiosidade e conhecimento das crianças e jovens sobre os ambientes naturais do local onde vivem. Visava-se aumentar a sua exposição e conexão à natureza e expandir as suas possibilidades de relação (affordances) com ela. Crê-se estar a contribuir, deste modo, para o desenvolvimento da consciência ambiental e de competências cognitivas e metacognitivas, sociais, emocionais e psicomotoras. Para cada atividade encontram-se identificados os anos escolares e as áreas curriculares em que se enquadram de forma mais imediata. É também apresentada informação relativa às áreas de competências consideradas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, bem como aos tipos de inteligência mais diretamente implicados, de acordo com a teoria das inteligências múltiplas. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | FINANCIAMENTO: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através do projeto de investigação Guia de Campo (PTDC/CED-EDG/31182/2017) e Governo Regional dos Açores através do projeto PRO-SCIENTIA - Programa de incentivos do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA), Concurso M3.3.c/ PUBLICAÇÕES (M3.3.C/Edições/076/2022). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Silva, A.R., Gabriel, R., Amorim, I.R., Arroz, A.M., Picanço, A., Matos, S. (2022). "Guia de atividades pedagógicas: à (re)descoberta da Natureza". Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 55 pp. ISBN: 978-989-8870-44-5. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8870-44-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/6517 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade dos Açores | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://islandlab.uac.pt/fotos/software/61666900205.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Ensino Secundário | pt_PT |
dc.subject | Guia de Campo | pt_PT |
dc.title | Guia de atividades pedagógicas : À (re)descoberta da natureza | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
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oaire.citation.conferencePlace | Terceira, Açores | pt_PT |
oaire.citation.title | Guia de atividades pedagógicas: à (re)descoberta da natureza | pt_PT |
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person.familyName | Amorim do Rosário | |
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person.givenName | Ana | |
person.givenName | Ana | |
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