Repository logo
 
Publication

Fazer universidade como quem faz escola : virtualidades da filosofia para crianças ao leme de um mestrado

dc.contributor.authorCosta Carvalho, Magda
dc.date.accessioned2019-10-08T10:04:22Z
dc.date.available2019-10-08T10:04:22Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractDepois de quase uma década de atividades de formação, investigação e divulgação na área da filosofia para crianças (fpc), (s)urgiu na Universidade dos Açores um curso de Mestrado em Filosofia para Crianças. Podendo parecer apenas mais um ciclo de estudos universitários registado na área científica da filosofia, cremos que o Mestrado se tem tornado um caso de estudo por aquilo que tem permitido pensar sobre o que pode a fpc quando toma conta da universidade. Não só a fpc tem sido feita pelo Mestrado, como o próprio Mestrado tem sido conduzido pela fpc. E, com ele, um diferente modo de estar em universidade parece emergir e revelar aos envolvidos a atenção a aspetos que o convencionalismo académico nem sempre acalenta. A presente reflexão procura ventilar algumas ideias em torno deste processo e, sem qualquer pretensão de fixar cânones ou fazer a apologia de um produto acabado, apresentar considerações que nos parecem poder marcar um momento decisivo no modo de estar em universidade. Consideramos que depois de se vivenciar um mestrado a partir da fpc, nem a filosofia pode mais ser entendida da mesma forma, nem tão pouco a universidade. O que tem, então, a fpc que pode transformar aquilo em que toca?pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: After almost a decade of study, research, and dissemination in the field of philosophy for children (p4c), the University of the Azores has created a Master’s degree in Philosophy for Children. While it may appear to be just another university course of study in the academic field of philosophy, we believe that this Master’s is a case study in its own right, as it has allowed us to think about what p4c is capable of when it takes over the university. Not only has the Master’s degree helped shape p4c, but p4c has itself driven the development of the Master’s. Through this process, a different way of existing “within the university” emerges, revealing points worthy of attention that conventional academia does not always value. This article reflects on some of the ideas relating to this process and, without any pretension of establishing rules or claiming to be a finished product, offers some considerations that in our view constitute a turning point for the way people exist within the university. After experiencing a Master’s based upon p4c, neither the university nor philosophy itself can be understood in the same way as before. What is it about p4c, then, that makes it capable of transforming whatever it touches?pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta Carvalho, M. (2019). Fazer universidade como quem faz escola: virtualidades da filosofia para crianças ao leme de um mestrado, em "O que nos faz pensar", 44 (28), pp. 21-37.pt_PT
dc.identifier.doi10.32334/oqnfp.2019n44a669pt_PT
dc.identifier.issn0104-6675
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/5218
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherDepartamento de Filosofia da PUC-Riopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectMestradopt_PT
dc.subjectFilosofiapt_PT
dc.subjectFilosofia para Criançaspt_PT
dc.subjectUniversidadept_PT
dc.subjectVirtualidadept_PT
dc.subjectMasterspt_PT
dc.subjectPhilosophypt_PT
dc.subjectPhilosophy for Childrenpt_PT
dc.subjectUniversitypt_PT
dc.subjectVirtualitypt_PT
dc.titleFazer universidade como quem faz escola : virtualidades da filosofia para crianças ao leme de um mestradopt_PT
dc.title.alternativeBuilding a university like one builds a school : placing philosophy for children at the helm of a Master’s Degreept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio de Janeiropt_PT
oaire.citation.endPage37pt_PT
oaire.citation.issue44pt_PT
oaire.citation.startPage21pt_PT
oaire.citation.titleO que nos faz pensar? Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC-Riopt_PT
oaire.citation.volume28pt_PT
person.familyNameCosta Carvalho
person.givenNameMagda
person.identifier.ciencia-id171A-0A0F-6324
person.identifier.orcid0000-0001-8539-5061
person.identifier.scopus-author-id57204227105
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf025e798-8612-4c67-b574-2ac0481d866e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf025e798-8612-4c67-b574-2ac0481d866e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
M. COSTA CARVALHO, Fazer universidade como quem faz escola.pdf
Size:
114.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: