Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
21.95 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A ilha Graciosa localiza-se a cerca de 39° 05' de latitude norte e 28° 00' de longitude oeste de Greenwich; é a ilha mais a norte do Grupo Central do Arquipélago dos Açores e a segunda mais pequena (61,66 km2), logo a seguir ao Corvo.
O presente trabalho visa dar uma panorâmica geral sobre os principais tipos de solos que ocorrem na Graciosa, e estabelecer as suas correlações com os factores pedogenéticos mais importantes.
A densidade das observações é ainda pequena e não permite que se definam com rigor os parâmetros limites de unidades de nível taxonómico relativamente baixo.
Nos capítulos iniciais referem-se alguns aspectos da litologia e das formas do relevo. Com base nas nossas observações de campo procede-se a uma caracterização mais detalhada das unidades geomorfológicas propostas por (Zbysewsky “et al.”, 1972) e procura-se definir os processos gerais que nelas actuam. Sempre que possível, chama-se a atenção para a influência dos referidos condicionalismos sobre as características dos solos.
No capítulo dedicado ao clima pretende-se apoiar a interpretação pedológica e reunir vários elementos, uns não publicados outros dispersos, que se julgam de interesse para a aplicação deste trabalho à agricultura.
Referem-se os principais tipos de vegetação que ocorrem nesta ilha e a respectiva composição florística.
No capítulo dedicado ao factor antrópico analisam-se os principais aspectos da ocupação vegetal do solo ao longo dos tempos e algumas das suas implicações a nível pedológico, económico e social.
No capítulo seguinte caracterizam-se as principais unidades taxonómicas a um nível elevado e analisam-se as características físicas, químicas e mineralógicas dos perfis observados na ilha Graciosa.
Com base nos elementos disponíveis procura-se interpretar do ponto de vista pedogenético algumas das situações observadas.
Procede-se também à apreciação agronómica dos solos, nos domínios da fertilidade física, química e climática.
São apresentadas, por último, as linhas gerais em que assentou a elaboração deste Esboço Pedológico, a composição taxonómica das unidades cartográficas, bem como a sua área, ocupação vegetal e distribuição geográfica.
Description
A caracterização dos solos da Ilha Graciosa (Açores), com vista à elaboração do respectivo Esboço Pedológico, foi iniciada pelo engenheiro agrónomo João Manuel Bettencourt Medina. Este trabalho integra-se num programa mais vasto de estudos sobre os solos dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, em curso desde 1973 no Centro de Pedologia da Universidade Técnica de Lisboa, pertencente ao Instituto Nacional de Investigação Científica.
Em Agosto de 1977 os trabalhos de campo na ilha Graciosa foram retomados em colaboração com o Departamento de Solos da Universidade dos Açores, com o objectivo de assegurar a continuidade futura dos mesmos por um organismo da própria Região Autónoma dos Açores.
A Universidade dos Açores fez deslocar a esta ilha a sua equipa de solos constituída pelo engenheiro agrónomo Jorge Teles Grilo e pelos engenheiros técnicos agrários Carlos Fraga e M. Madruga; patrocinou igualmente a deslocação do engenheiro agrónomo J.H. Bettencourt Medina. Toda a campanha de 1977 foi subsidiada pela Universidade dos Açores. [da Nota Preliminar]
Keywords
Ciência do Solo Pedologia Solos Ilha Graciosa (Açores) Açores
Citation
Medina, J.M.B. & Grilo, J.T. (1981). “Esboço pedológico da Ilha Graciosa: Açores”. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica; Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores.