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O Relatório Anual de Actividades 1992/93 sintetiza o vasto trabalho pedagógico e científico desenvolvido ao longo do último período escolar pelo Departamento de Biologia. Em anexo, a Comissão de Gestão Administrativa faz um balanço da execução financeira, nomeadamente das verbas disponibilizadas pela Instituição e das verbas dos projectos financiados por várias Instituições públicas e privadas, cujas receitas são destinadas ao co-financiamento de actividades de investigação. O relatório tem por função a divulgação e abertura de uma reflexão sobre as actividades desenvolvidas na área da Biologia, com vista a definição de prioridades e a uma melhor racionalização dos equipamentos e quadros de pessoal. O período que terminou foi díficil, mas a Universidade dos Açores continuou
a ser o palco de um enorme ensaio de gestão democrática. Multiplicaram-se as reuniões
dos Conselhos, das Comissões, das Secções, etc. Fomos "apanhados" pela crise financeira. A dependência institucional e económica alterou o normal funcionamento da Universidade. Foram-nos impostas enormes restrições que afectaram a nossa actividade ao nível pedagógico e técnico-científico. No entanto, perante estas dificuldades a nossa comunidade continuou a afirmar-se e a impor o seu valor. Muitas vezes, esta Instituição
apresentou o seu contributo para a ciência e universalidade, cuja prova está na qualidade e quantidade de trabalhos científicos publicados ou em vias de o ser. Continuou-se o projecto Expedição, levado a cabo desta vez na ilha do Faial; foram desenvolvidas actividades no âmbito das várias áreas da nossa competência, com a estreita colaboração de colegas do Departamento de Oceanografia e Pescas e outros provenientes de Instituições regionais, nacionais e internacionais, com vista ao aprofundamento do conhecimento da nossa Região.
Orgulhamo-nos da personalização de um cientista, sobretudo evidente durante as provas académicas dos docentes e investigadores. Tais actos representam muito sacrifício, e em condições que nem sempre são as mais favoráveis, mas cujo conteúdo científico perfilha aquilo que os novos cientistas serão capazes de desenvolver. Continuou-se a adaptar as infraestruturas do Departamento aos novos
desafios científicos, sobretudo com as aquisições de equipamento proporcionadas pelo
programa Ciência e pelos projectos de investigação. Ultrapassaram-se algumas barreiras do isolamento geográfico, através da implementação da rede electrónica de comunicações. Torna-se necessário estarmos atentos e contribuirmos com as melhores
soluções para a resolução de alguns problemas e desafios: (i) o conflito sobre a chamada "guerra das propinas", (ii) a implementação do novo Regulamento Académico, (iii) o "ano zero" do Sistema de avaliação das Universidades, (iv) o concurso para a continuação do programa Ciência (PRAXIS XXI), (v) a aprovação do quadro do pessoal técnico e administrativo, (vi) e o aumento das infraestruturas físicas do Departamento, apostando na construção do "Complexo Científico da Universidade" a norte do campus de Ponta Delgada. Finalmente, esperamos que a Universidade dos Açores disponha dos meios financeiros indispensáveis à digna concretização das suas tarefas pedagógicas e científicas, satisfazendo as justas ambições profissionais dos seus quadros. A Comunidade conta com a qualidade do nosso trabalho, com a dedicação ao ensino e a investigação, com a apresentação de provas académicas perante júris de competência
nacional e internacional, com a divulgação dos vários estudos (artigos, conferências,
comunicações ou painéis). Não duvidamos que os nossos deveres serão cumpridos,
dignificando as classes dos Docentes, Investigadores e Funcionários deste Departamento, bem como a Instituição que representam.
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Keywords
Relatório Anual Departamento de Biologia Docência Investigação Científica Expedição Científica Graus Académicos Produção Científica Prestações de Serviço
Citation
Tavares, J. (Ed.) (1993). Relatório Anual de Actividades do Departamento de Biologia 1992/93. "Relatórios e Comunicações do Departamento de Biologia", 22: 1-48 + anexos.