Publication
Jogos matemáticos: um desafio para as crianças e para o educador/professor
dc.contributor.author | Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha | |
dc.contributor.author | Cascalho, José Manuel | |
dc.contributor.author | Nogueira, Raquel Pereira | |
dc.date.accessioned | 2014-01-02T13:12:24Z | |
dc.date.available | 2014-01-02T13:12:24Z | |
dc.date.issued | 2013-12-21 | |
dc.description.abstract | A forma como se ensina Matemática é determinante para o sucesso ou insucesso escolar de muitos jovens, o que reforça a importância de educadores e professores utilizarem diferentes estratégias para a promoção de aprendizagens significativas. Neste artigo pretendemos mostrar como o jogo pode incentivar o envolvimento das crianças nas atividades matemáticas e criar, com isso, uma predisposição natural para aprender. Apresentamos diferentes dimensões de aprendizagem da Matemática associadas a experiências vivenciadas numa sala de aula através da aplicação de jogos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Alguns desses jogos foram adaptados a partir de jogos já existentes, outros foram inventados de forma a ir ao encontro das características dos grupos de crianças dos dois estágios realizados, um no pré-escolar e o outro no 1º ciclo do ensino básico. Em resultado destas múltiplas dimensões, argumentamos que o jogo pode contribuir para repensar a forma como se organizam as aprendizagens na sala de aula, com claras vantagens para a promoção da autonomia, mostrando que certos objetivos podem ser alcançados com recurso aos jogos, objetivos esses para os quais os jogos não são usualmente considerados. No pré-escolar, os jogos foram implementados com crianças dos quatro aos seis anos. O estágio decorreu entre os meses de fevereiro e maio de 2012, numa sala em que o currículo era criado a partir das propostas da educadora e das ideias das crianças. Por sua vez, os jogos realizados no 1º ciclo do ensino básico, com crianças dos sete aos dez anos, decorreram entre os meses de setembro e dezembro de 2012, numa sala que seguia o modelo do Movimento da Escola Moderna (MEM). | por |
dc.identifier.citation | Cascalho, José; Nogueira, Raquel; Teixeira, Ricardo (2013). "Jogos matemáticos: um desafio para as crianças e para o educador/professor", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 1, 4-20. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/2511 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar | por |
dc.subject | Jogos | por |
dc.subject | Pré-escolar | por |
dc.subject | Ensino Básico (1º Ciclo) | por |
dc.subject | Processos Matemáticos | por |
dc.subject | Estratégias de Aprendizagem | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.title | Jogos matemáticos: um desafio para as crianças e para o educador/professor | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 20 | por |
oaire.citation.startPage | 4 | por |
oaire.citation.title | Jornal das Primeiras Matemáticas | por |
oaire.citation.volume | 1 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |