Repository logo
 
Publication

Jogos matemáticos: um desafio para as crianças e para o educador/professor

dc.contributor.authorTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha
dc.contributor.authorCascalho, José Manuel
dc.contributor.authorNogueira, Raquel Pereira
dc.date.accessioned2014-01-02T13:12:24Z
dc.date.available2014-01-02T13:12:24Z
dc.date.issued2013-12-21
dc.description.abstractA forma como se ensina Matemática é determinante para o sucesso ou insucesso escolar de muitos jovens, o que reforça a importância de educadores e professores utilizarem diferentes estratégias para a promoção de aprendizagens significativas. Neste artigo pretendemos mostrar como o jogo pode incentivar o envolvimento das crianças nas atividades matemáticas e criar, com isso, uma predisposição natural para aprender. Apresentamos diferentes dimensões de aprendizagem da Matemática associadas a experiências vivenciadas numa sala de aula através da aplicação de jogos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Alguns desses jogos foram adaptados a partir de jogos já existentes, outros foram inventados de forma a ir ao encontro das características dos grupos de crianças dos dois estágios realizados, um no pré-escolar e o outro no 1º ciclo do ensino básico. Em resultado destas múltiplas dimensões, argumentamos que o jogo pode contribuir para repensar a forma como se organizam as aprendizagens na sala de aula, com claras vantagens para a promoção da autonomia, mostrando que certos objetivos podem ser alcançados com recurso aos jogos, objetivos esses para os quais os jogos não são usualmente considerados. No pré-escolar, os jogos foram implementados com crianças dos quatro aos seis anos. O estágio decorreu entre os meses de fevereiro e maio de 2012, numa sala em que o currículo era criado a partir das propostas da educadora e das ideias das crianças. Por sua vez, os jogos realizados no 1º ciclo do ensino básico, com crianças dos sete aos dez anos, decorreram entre os meses de setembro e dezembro de 2012, numa sala que seguia o modelo do Movimento da Escola Moderna (MEM).por
dc.identifier.citationCascalho, José; Nogueira, Raquel; Teixeira, Ricardo (2013). "Jogos matemáticos: um desafio para as crianças e para o educador/professor", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 1, 4-20.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2511
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementarpor
dc.subjectJogospor
dc.subjectPré-escolarpor
dc.subjectEnsino Básico (1º Ciclo)por
dc.subjectProcessos Matemáticospor
dc.subjectEstratégias de Aprendizagempor
dc.subjectAutonomiapor
dc.titleJogos matemáticos: um desafio para as crianças e para o educador/professorpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage20por
oaire.citation.startPage4por
oaire.citation.titleJornal das Primeiras Matemáticaspor
oaire.citation.volume1por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cascalho_JogosMatematicos_4_20(1_2013)(1)-1.pdf
Size:
1.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: