| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| Documento Principal | 6.75 MB | Adobe PDF | ||
| 282.43 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho apresenta a Escala de Atitudes Assertivas em Contexto Escolar (EAACE). Este instrumento, com 34 itens, permite avaliar a assertividade dos alunos em ambiente escolar num total de quatro dimensões: auto-afirmação em situações de confronto; expressão de sentimentos; conversação social; e interacção com desconhecidos ou com situações novas. Estudos preliminares, realizados com 98 alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade sugerem que a escala apresenta boas qualidades psicométricas. A análise factorial permitiu identificar quatro factores que explicam 69.2% da variância total. Os resultados obtidos ao nível da consistência interna revelam-se apropriados: o alpha de Cronbach, para os 34 itens é .92; os coeficientes de correlação item/ dimensão (excluindo o próprio item) apresentam valores significativos de serem considerados. Neste momento prosseguem os estudos das características metrológicas da escala, com uma amostra mais ampla, no sentido de fortalecer o sentido da sua aplicação em contexto escolar.
Description
II Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contexto Educativo". Braga: Universidade do Minho, 12 e 13 de Julho de 2012.
Keywords
Escala de Atitudes Assertivas em Contexto Escolar (EAACE) Assertividade Estudos Preliminares
Pedagogical Context
Citation
Nunes, L. & Caldeira, S. N. (2012). Escala de atitudes assertivas em contexto escolar, in Livro de Atas do II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, Braga: Universidade do Minho, Portugal, 12-13 junho 2012, pp. 1182-1192.
