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Authors
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Abstract(s)
A «ilustração» e a «moralidade» apresentam-se como vectores orientadores da acção educativa que poderá elevar as crianças acima dum estado de natureza, que a componente orgânica ou corporal as sujeitava, e qualificá-las como membros activos e cultivados da sociedade. A formação intelectual atenta aos importantes avanços das ciências deverá ser complementada com a iniciação e o cultivo da virtude. Sena Freitas não concebe a vida social sem a religião católica e por isso reclama um clero, instruído e virtuoso para tirar a sociedade do atoleiro de putrefacção em que se encontra. Nesta sequência, mobiliza argumentos quer a favor duma educação centrada no direito da criança ao seu desenvolvimento integral como pessoa, como cidadão e como membro da Igreja, quer a favor do direito das instituições intervirem na sua formação. O autor defende a livre concorrência entre o ensino público e privado e concebe a escola como uma «oficina» de preparação para a vida. Preconiza uma pedagogia que tenha em consideração o grau de desenvolvimento intelectual da criança, carente ainda de quadros nocionais e operativos plenamente constituídos, ou bastante dependentes da estimulação sensorial e da actividade concreta, para poder seguir as exposições teóricas e a argumentação especulativa dos mestres. Simultaneamente, defende a integração nos currículos escolares dos resultados que derivam das conquistas das ciências.
Description
Comunicação apresentada no Congresso Internacional «Igreja, Sociedade e Cultura − O Padre Sena Freitas e o seu Tempo», organizado pelo Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, nos dias 20 e 21 de Outubro de 2005.
Keywords
Aprendizagem Ciência Educação Ensino Filosofia da Educação Pedagogia Sociedade Virtude
Pedagogical Context
Citation
«Os ideais educativos de Sena Freitas», em Luís Machado de Abreu, José Eduardo Franco, Annabela Rita e Jorge Croce Rivera (org.), "Homem de Palavra: Padre Sena Freitas. Estudos, inéditos e autobiografia", Lisboa, Roma Editora, 2008, pp. 489-502.
Publisher
Roma Editora