Publication
Formação ambiental de educadores de infância: um desafio universitário para a promoção de culturas de aprendizagem
dc.contributor.author | Godinho, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Rodrigues, António Félix Flores | |
dc.contributor.author | Sousa, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2013-12-13T18:13:17Z | |
dc.date.available | 2013-12-13T18:13:17Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | A literacia ambiental dos educadores de infância poderá favorecer a mudança de consciências e a promoção de comportamentos pré-ambientais, funcionando como catalisadora de transformações socio-ambientais. O presente estudo - predominantemente qualitativo, com algumas características da metodologia ex post facto - foca-se, essencialmente, na realização de aprendizagens sobre o ambiente por parte de estudantes de Educação de Infância, através do currículo formal e do currículo oculto, Assim, no âmbito de uma tese de mestrado em Educação Ambiental (Godinho, 2007), foram inquiridos candidatos a educadores de infância que estudaram na Universidade dos Açores entre 2002 e 2006 e analisados os programas das disciplinas frequentadas por esses estudantes. Os resultados do estudo sugerem que existe um peso significativo do currículo formal na construção da literacia ambiental dos referidos jovens, com um pendor para a vertente da cidadania, Parece haver também alguma influência do currículo oculto, através de aprendizagens não assumidas pela entidade formadora, na formação do pensamento dos sujeitos sobre o ambiente; alguns obstáculos práticos impediram que esta problemática específica tenha sido abordada com profundidade suficiente para a obtenção de resultados sólidos. | por |
dc.identifier.citation | Godinho, A. I.; Rodrigues, A. F. & Sousa, F. (2012). "Formação ambiental de educadores de infância: Um desafio universitário para a promoção de culturas de aprendizagem". In R. Gabriel (Coord.),«Abordagens do ambiente em contexto educativo» (pp. 11-55). Parede: Princípia. ISBN 978-989-716-045-5. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-716-045-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/2467 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Princípia | por |
dc.subject | Educação Ambiental | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Educação de Infância | por |
dc.subject | Formação de Professores | por |
dc.title | Formação ambiental de educadores de infância: um desafio universitário para a promoção de culturas de aprendizagem | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Cascais. Portugal. | por |
oaire.citation.endPage | 55 | por |
oaire.citation.startPage | 11 | por |
oaire.citation.title | Abordagens do ambiente em contexto educativo. | por |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |