Repository logo
 
Publication

À descoberta de padrões na natureza!

dc.contributor.authorTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha
dc.date.accessioned2014-08-25T15:03:56Z
dc.date.available2014-08-25T15:03:56Z
dc.date.issued2014-08-01
dc.description.abstractO conceito de padrão, quando empregue no dia a dia, pode assumir diferentes significados. Em geral, está associado à identificação de algum tipo de regularidade. A Matemática, enquanto "ciência dos padrões", fornece ferramentas que permitem classificar de forma rigorosa e exaustiva os padrões que encontramos, sejam eles numéricos, geométricos ou de outra natureza qualquer. Esta é a missão de um matemático: identificar regularidades para que, no meio da desordem e de um volume considerável de informação, se possa extrair algum tipo de invariância que conduza à caracterização das propriedades comuns aos diferentes casos analisados. Este aspeto estrutural a todo o edifício matemático deve ser tido em conta no Ensino da Matemática. Aprender Matemática requer esforço e dedicação. O sucesso nesta disciplina depende do interesse do aluno em despender o esforço necessário e da dedicação com que o faz. Mas como podemos incentivar os nossos jovens a realizar esta caminhada? A verdade é que o ser humano sente necessidade de perceber o propósito daquilo em que está envolvido e é, precisamente, o acreditar nesse propósito que lhe confere muitas vezes entusiasmo e determinação para prosseguir de modo a alcançar os objetivos delineados. É, por isso, fundamental que, desde tenra idade, as crianças percebam qual o papel da Matemática e como, enquanto ciência dos padrões, esta pode ser preponderante na vida prática do quotidiano, na sistematização da informação e numa melhor perceção daquilo que nos rodeia. Tal deve ser tido em conta desde o Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que as representações que os jovens desenvolvem da Matemática no decorrer desses anos são determinantes para a relação que assumirão com esta área do saber nos restantes níveis de ensino e ao longo de toda a sua vida. Neste âmbito, surgiu a ideia de desenvolver um caderno de atividades para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que se espera ser o primeiro de uma série de materiais pedagógicos de apoio, estruturados de acordo com os pressupostos estabelecidos nos parágrafos anteriores. [...].por
dc.identifier.citationTeixeira, Ricardo C. (2014). "À Descoberta de Padrões na Natureza!", «Tribuna das Ilhas», 1 de agosto de 2014: p. 13.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3132
dc.language.isoporpor
dc.publisherIAIC - Informação, Animação e Intercâmbio Culturalpor
dc.relation.publisherversionhttp://www.tribunadasilhas.pt/index.php/opiniao/item/8464-%C3%A0-descoberta-de-padr%C3%B5es-na-naturezapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectDivulgação Científicapor
dc.subjectEnsino da Matemáticapor
dc.subjectSimetriaspor
dc.subjectSucessão de Fibonaccipor
dc.subjectNúmero de Ouropor
dc.titleÀ descoberta de padrões na natureza!por
dc.typeperiodical
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceHortapor
oaire.citation.endPage13por
oaire.citation.startPage13por
oaire.citation.titleTribuna das Ilhaspor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typecontributionToPeriodicalpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ricardo C Teixeira A45.pdf
Size:
3.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: