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Authors
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Abstract(s)
A ausência de prática lectiva no âmbito dos ensinos básico e secundário constitui naturalmente um óbice de vulto à participação num debate sobre a problemática dos manuais escolares. Assim, na base destas reflexões, avultam apenas correlações profissionais e familiares com questões
do ensino não superior, que oxalá não ressaltem por insuficientes e distorcidas.
Com efeito, a minha correspondência com os graus de ensino em discussão no “Encontro sobre Manuais Escolares”, promovido em Ponta
Delgada pelo Departamento de Ciências da Educação nos dias 13 e 14 de Setembro de 2000, deriva somente do facto de na Universidade dos Açores ser docente de um curso que também forma professores, de ter
sido esporadicamente orientador de estágios integrados e ainda de ter representado a instituição universitária açoriana, entre 1990 e 1992, na Comissão Nacional das Provas Específicas de História, então realizadas
no seio das Universidades, embora com base em programas substancialmente diferentes dos actuais. Porém, mais do que tudo isso, pesa decerto o convívio quotidiano que, por muitos anos, correlaciona a generalidade
das famílias com o processo oficial de aprendizagem. [...]
Description
Keywords
Ensino Básico Ensino Secundário História de Portugal Manual Escolar
Citation
"ARQUIPÉLAGO. História". ISSN 0871-7664. 2ª série, vol. 5 (2001): 703-719