Publication
Dimensões do funcionamento do aluno : implicações para o trabalho na escola
dc.contributor.author | Serpa, Margarida Damião | |
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Gomes, Carlos | |
dc.date.accessioned | 2016-04-29T12:19:51Z | |
dc.date.available | 2016-04-29T12:19:51Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description | XVII Colóquio AFIRSE/AIPELF: A escola e o mundo do trabalho, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 12, 13 e 14 de Fevereiro de 2009. | pt_PT |
dc.description.abstract | O sentido do trabalho realizado na escola é naturalmente reforçado se o desenvolvimento do currículo procurar, entre diversos aspectos, um maior entendimento do sentir do aluno e dos contextos em que este se insere. Assim, na presente comunicação procura-se reflectir acerca de dimensões do funcionamento quotidiano do aluno úteis à construção de instrumentos de recolha de dados relevantes para a organização do trabalho escolar. São equacionadas dimensões mais académicas, ligadas às questões linguísticas e lógico-matemáticas, e outras mais centradas nos processos básicos de aprendizagem, nas questões relacionais e em competências dos domínios visuo-espacial, auditivo-musical e motor. Está causa a discussão de aspectos que facilitem a caracterização da singularidade dos alunos, a partir da perspectiva destes. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Serpa, M., Caldeira, Suzana N. & Gomes, C. (2010). "Dimensões do funcionamento do aluno: implicações para o trabalho na escola.". In Estrela, Albano et al. (orgs.), XVII Colóquio AFIRSE/AIPELF: A escola e o mundo do trabalho. Lisboa: Secção Portuguesa da AFIRSE (2009 Comunicação). | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/3745 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Secção Portuguesa da AFIRSE | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://ptlib.afirse.ie.ul.pt/index.php?idapresenta=202 (Abstract) | pt_PT |
dc.subject | Aluno | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Comportamento Escolar | pt_PT |
dc.subject | Linguagem | pt_PT |
dc.subject | Sociocognição | pt_PT |
dc.title | Dimensões do funcionamento do aluno : implicações para o trabalho na escola | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | XVII Colóquio AFIRSE/AIPELF: A escola e o mundo do trabalho | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |