Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Teófilo Braga, uma filosofia do aplauso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Teofilo Braga filosofia do aplauso.pdf3.74 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O positivismo negou à filosofia a sua dimensão metafísica e cortou o passo à legitimidade de um tratamento filosófico das questões que o espírito humano coloca para além do domínio do deduzível e do verificÔvel. Para Comte, a filosofia limita-se a determinar as condições do conhecimento da realidade, constituindo-se como um instrumento metodológico das diferentes ciências. Teófilo Braga seguiu a linha de inspiração comtiana, elegendo como temas nucleares a questão da demarcação entre o cognoscível e o incognoscível, que a chamada lei dos três estados apresenta, e a ordenação dos conhecimentos, que se organizam de acordo com uma íntima articulação de procedimentos indutivos e dedutivos. Ao mesmo tempo, assume o propósito de preencher as lacunas e renovar a sistematização racional dos fenómenos do universo iniciada por Comte, harmonizando-a com os aprofundamentos que se realizavam ao nível das diferentes disciplinas. A verdade absoluta e definitiva constrói-se com o testemunho da experiência, que confere infalibilidade e segurança às previsões científicas e marca o ritmo do progresso crescente do conhecimento. Daí a especial atenção que merecem as questões metodológicas, como o estudo dos procedimentos indutivos e dedutivos sobre que se organiza todo o conhecimento nas ciências. Esta dimensão triunfalista da filosofia despertou sentimentos contraditórios em Portugal, que cedo denunciou as suas limitações.

Description

Keywords

Alfredo Pimenta António Ferrão Eça de Queirós Cognoscível Dedução Experiência Indução Leis Dos Três Estados População Positivismo Psicologia Verdade

Citation

«Teófilo Braga, uma filosofia do aplauso», sep. de "Homenagem a Lúcio Craveiro da Silva", Braga, Universidade do Minho, 1994, pp. 207-222.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Minho

CC License