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Abstract(s)
O positivismo negou Ć filosofia a sua dimensĆ£o metafĆsica e cortou o passo Ć legitimidade de um tratamento filosófico das questƵes que o espĆrito humano coloca para alĆ©m do domĆnio do deduzĆvel e do verificĆ”vel. Para Comte, a filosofia limita-se a determinar as condiƧƵes do conhecimento da realidade, constituindo-se como um instrumento metodológico das diferentes ciĆŖncias. Teófilo Braga seguiu a linha de inspiração comtiana, elegendo como temas nucleares a questĆ£o da demarcação entre o cognoscĆvel e o incognoscĆvel, que a chamada lei dos trĆŖs estados apresenta, e a ordenação dos conhecimentos, que se organizam de acordo com uma Ćntima articulação de procedimentos indutivos e dedutivos. Ao mesmo tempo, assume o propósito de preencher as lacunas e renovar a sistematização racional dos fenómenos do universo iniciada por Comte, harmonizando-a com os aprofundamentos que se realizavam ao nĆvel das diferentes disciplinas. A verdade absoluta e definitiva constrói-se com o testemunho da experiĆŖncia, que confere infalibilidade e seguranƧa Ć s previsƵes cientĆficas e marca o ritmo do progresso crescente do conhecimento. DaĆ a especial atenção que merecem as questƵes metodológicas, como o estudo dos procedimentos indutivos e dedutivos sobre que se organiza todo o conhecimento nas ciĆŖncias. Esta dimensĆ£o triunfalista da filosofia despertou sentimentos contraditórios em Portugal, que cedo denunciou as suas limitaƧƵes.
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Keywords
Alfredo Pimenta António FerrĆ£o EƧa de Queirós CognoscĆvel Dedução ExperiĆŖncia Indução Leis Dos TrĆŖs Estados População Positivismo Psicologia Verdade
Citation
«Teófilo Braga, uma filosofia do aplauso», sep. de "Homenagem a Lúcio Craveiro da Silva", Braga, Universidade do Minho, 1994, pp. 207-222.
Publisher
Universidade do Minho