Repository logo
 
Publication

Praxe académica : meio de integração ou ações de humilhação?

dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorSilva, Osvaldo
dc.contributor.authorMendes, Maria
dc.contributor.authorBotelho, Susana P.
dc.date.accessioned2016-03-31T12:23:25Z
dc.date.available2016-03-31T12:23:25Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEsta investigação incidiu sobre o modo como estudantes de uma instituição portuguesa de ensino superior percecionam a praxe académica e situações de bullying na praxe. Os dados foram recolhidos através da escala de “Avaliação das situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior”, organizada em três fatores: Relação Positiva com a Praxe, Relação Negativa com a Praxe e Dimensão Social (Matos, Jesus, Simões & Nave,2010). Participaram no estudo 247 estudantes de ambos os sexos, entre os 18 e os 43 anos, de diferentes anos, cursos e departamentos. Os resultados indicaram diferenças significativas a nível da Relação Positiva com a Praxe entre o género (masculino e o feminino; p=0.001 < α=0.05) e entre faixas etárias (“20 ou menos anos” e com “mais de 20 anos”; p=0.024 < α=0.05). Permitiram, também, observar diferenças significativas entre os anos dos cursos (1º, 2º ou 3º ano) a nível da Relação Positiva com a Praxe (p=0.04 < α=0.05) e da Dimensão Social (p=0.017 < α=0.05). Finalmente indicaram diferenças significativas entre os departamentos de pertença dos alunos no que concerne à Relação Positiva com a Praxe (p=0.02 < α=0.05) e à Relação Negativa com a Praxe (p=0.02 < α=0.05). As correlações obtidas entre os três apresentaram-se estatisticamente significativas, considerando nível de significância de 1% (respetivamente, p=0.02; p=0.00 e p=0.00).pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This research focuses on how students from a Portuguese higher education institution perceive hazing practices and bullying situations in hazing practices. Data were collected through the scale “Avaliação das Situações de Bullying nas Praxes do Ensino Superior” (Evaluation of Situations of Bullying in Hazing Practices in Higher Education), organized in three dimensions: Positive Relation with the Hazing Practices; Negative Relation with the Hazing Practices and Social Dimension (Matos, Jesus, Simões & Nave, 2010). 247 students of both sexes, aged 18 to 43 years old and from different grade levels, courses and departments have taken part in this study. The results confirm significant differences in Positive Relation with the Hazing Practices between males and females (p=0.001< α=0.05) and among age groups (“20 years old or less” and “more than 20 years old”; p=0.024<α=0.05). Furthermore, they allow us to observe significant differences between the students’ grade levels (1st, 2nd or 3rd year) taking into account the Positive Relation with the Hazing Practices (p=0.04<α=0.05) and the Social Dimension (p=0.017<α=0.05). Besides, significant differences have been noted between the departments where students belong regarding Positive Relation with the Hazing Practices (p=0.02<α=0.05) and Negative Relation with the Hazing Practices (p=0.02<α=0.05). The correlations between the three subscales (Positive Relation with the Hazing Practices, Negative Relation with the Hazing Practices and Social Dimension) are statistically significant, taking in consideration the significance levels of 1% (respectively p=0.02; p=.00 and p=0.00).en
dc.identifier.citationCaldeira, S. N., Silva, O, Mendes, M., & Botelho, S. (2015). Praxe académica: meio de integração ou ações de humilhação? "Aprender", 36: 102-112.pt_PT
dc.identifier.issn0871-1267
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3717
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Portalegrept_PT
dc.subjectBullyingpt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectPraxe Académicapt_PT
dc.subjectHigher Educationen
dc.subjectHazing Praticesen
dc.titlePraxe académica : meio de integração ou ações de humilhação?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlacePortalegrept_PT
oaire.citation.endPage112pt_PT
oaire.citation.startPage102pt_PT
oaire.citation.titleAprenderpt_PT
oaire.citation.volume36pt_PT
oaire.fundingStream5876
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isProjectOfPublication4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
aprender 36 - a9.pdf
Size:
502.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: