Loading...
Research Project
Untitled
Funder
Authors
Publications
Are underwater archaeological parks good for fishes? Symbiotic relation between cultural heritage preservation and marine conservation in the Azores
Publication . Garcia, Catarina; Barreiros, João P.
The Underwater Archaeological Parks (UAP) of the Azores are a cultural heritage protection initiative and an opportunity to promote fruition between archaeological sites and biodiversity. Respecting UNESCO’s “Convention on the Protection of the Underwater Cultural Heritage” principles, the UAPs were classified for the first time in 2005 and are unique in the Portuguese context. Due to the autonomy that this ultra-peripheral European Region has in terms of cultural heritage management, this structure arises from a specific law in 2005 formulated by initiative of the Azores Regional Government. At the same time, the archipelago’s marine biodiversity richness has become one of the most attractive elements for tourism in the islands.
The main goal of this paper is to reflect on these two important identity elements of the Azores: on a cultural and environmental level. We try to understand if there is any interaction and symbiotic relation between the UPAs and their growing biodiversity due to the classification. For this purpose, the Angra UAP in Terceira and Dori UAP in S. Miguel will be presented.
In both cases, the cultural element was mandatory for the classification and protection of the sites. This first attempt to combine marine biota data together with archaeological data proposes to create a precedent. In fact, the empirical perception of archaeologists, biologists and divers who visit the parks is that the biodiversity has increased with the protection measures. However, we need elements that are more accurate in order to define that.
The main goal of this paper is to identify the marine species present in Angra for the first time. It will also create a reference for future evaluation regarding the symbiotic relation between the two UAP dimensions. We believe this has a positive effect on the defence of the natural and cultural heritage of the Azores.
Aquém e Além de São Jorge : Memória e Visão
Publication . Costa, Susana Goulart, coord.; Silva, Leonor Sampaio da, coord.; Chaves, Duarte Nuno, coord.
Neste volume viaja-se no tempo e no espaço, a partir da centralidade jorgense, em busca de memórias escritas e visuais, bem como de olhares sobre diversas geografias espaciais e temporais, reunindo um conjunto diversificado de depoimentos e de reflexões sobre a realidade insular no contexto do arquipélago dos Açores e do mundo. O diálogo entre o que se viu e registou com o que se recorda, se perdeu e/ou se (re) constrói, pode ser equacionado numa dimensão institucional, política, social, económica e cultural.
Contributo para o estudo da presença dos franciscanos Seculares no Grupo Oriental do arquipélago dos Açores, séculos XVII a XXI
Publication . Chaves, Duarte Nuno
Motivado pela ação provocada pela Contra-Reforma, o século XVII nos Açores apresenta um dos períodos de maior fervor religioso desta região, sendo disso exemplo a difusão da vida conventual e monástica no arquipélago. O recrudescimento dos movimentos de seculares franciscanos, inseridos na Ordem Terceira da Penitência, no espaço Ibero-americano, têm a sua correspondência neste território insular, com a fundação de uma fraternidade de irmãos penitentes, muito possivelmente durante a primeira década de seiscentos, mais precisamente na ilha de Santa Maria. Esta situação é comprovada através de documentos do arquivo da sua congénere de Ponta Delgada, em S. Miguel. Segundo estes registos, as cerimónias de profissão dos primeiros irmãos penitentes nesta ilha, em 1624, contaram com a participação de um irmão da Ordem Terceira de Santa Maria, o fidalgo João Soares de Sousa. [...].
Viagens, Produtos e Consumos Artísticos. O espaço ultramarino português, 1450-1900
Publication . Albergaria, Isabel Soares de; Chaves, Duarte Nuno
Produtos, Viagens e Consumos Artísticos compõe o essencial do que foi apresentado e discutido durante o V Colóquio das Velas, que decorreu nas Velas, ilha de São Jorge, de 2 a 4 de Julho de 2015. Centrado nos domínios disciplinares da história da arte, história da arquitetura e do urbanismo, o programa desenvolveu os temas da produção, circulação e consumos artísticos realizados no espaço ultramarino português, ao longo de um arco temporal globalmente situado na Idade Moderna. Visando abordagens que procurassem realçar as noções de fronteiras móveis e reequacionar os moldes em que se processaram as relações entre espaços imbuídos de centralidade orgânica e as suas margens e periferias, o tema do colóquio procurou aprofundar linhas de investigação conectadas com o plano estratégico do CHAM, em torno dos conceitos de “mobilidade” e de “fronteira”.
Com esse enquadramento, importou conhecer tanto os protagonistas da encomenda e as suas motivacoes, como os veiculos de actualizacao dos nucleos tecnicos e iconograficos dos objectos artisticos circulados e, bem assim, a transmutacao de significados operados com a sua circulacao e recontextualizacao. Ate que ponto terao os objetos importados adquirido significados politicos e culturais que imediatamente os distinguiam dos demais, catapultando‑os para outra esfera cultural? Como foram incorporadas e transformadas as imagens em funcao dos contextos sociais, religiosos e comerciais diversos, na linha do que Baxandall chamou o period eye? E de que modo se opera a hibridizacao de linguagens artisticas e a miscigenacao da arte produzida por pintores, escultores, imaginarios, ilustradores, arquitetos e mestres‑de‑obras em digressao no interior deste sistema mundial que atravessa o extremo oriente e chega aos confins do Brasil, passando pelas ilhas atlanticas?
[…].
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
5876
Funding Award Number
UID/HIS/04666/2013