Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Estes materiais tornam a filosofia verdadeira porque me ajudam a pensar : voos filosóficos de um conceito no Jardim de InfânciaPublication . Costa Carvalho, Magda; Santos, Ana IsabelO presente capítulo surge no contexto de uma investigação sobre a implementação de sessões de filosofia para crianças (fpc), de acordo com a proposta da comunidade de investigação filosófica iniciada por Matthew Lipman (2003) e de Ann Margaret Sharp (1987), e tem como objetivo dar conta não apenas do trabalho que foi sendo desenvolvido nas sessões, mas também daquele que foi acontecendo paralela e articuladamente com a Educadora de Infância e com as crianças fora desse horário. Do trabalho concretizado em sede da comunidade de investigação filosófica destacaremos a reflexão produzida a partir dos materiais que foram sendo utilizados ao longo das sessões e que tiveram como ponto de partida o livro Mariquita Juanita, da autoria de Angélica Sátiro (2008). Os diálogos permitiram explorar diferentes sentidos em torno do conceito filosófico de verdade, levando a comunidade a (re)criar esta noção a partir de experiências que as desafiaram a pensar a própria atividade filosófica.
- Maria Montessori: de médica a pedagogaPublication . Santos, Ana IsabelMaria Montessori nasceu em 1870 em Itália e, apesar do incentivo dos pais para se tornar professora, foi médica, sendo uma das primeiras mulheres a frequentar uma escola de medicina no seu país. Desde cedo, o seu interesse pelas pessoas com deficiência mental levou-a a participar como voluntária num programa de investigação numa clínica psiquiátrica onde residiam crianças. A experiência com crianças levou-a a querer ser mais interventiva nesta área, razão que a levou a formar-se em filosofia educacional e antropologia.